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Correio da Manhã

Sociedade

Via Verde "rejeita categoricamente" as acusações de burla com identificadores

Clientes fizeram chegar dezenas de reclamações ao Portal de Queixa em novembro.
Correio da Manhã 29 de Novembro de 2022 às 19:25
Via Verde
Via Verde FOTO: Direitos Reservados
A Via Verde está a ser acusada de enganar vários consumidores por praticar um alegado esquema que envolve identificadores, avançou o Diário de Notícias esta terça-feira. Os clientes denunciam a empresa de "burla", "pressão", "esquema", e "manobra de fidelização". 

Os consumidores fizeram chegar dezenas de reclamações ao Portal de Queixa em novembro, um aumento de 50% face ao mês anterior, e alegam que a empresa envia uma comunicação aos clientes que informa acerca do registo de falhas no identificador do aderente, pedindo que o consumidor o substitua. Ainda que os aparelhos estejam a funcionar corretamente, as solicitações de substituição surgem via e-mail. 

De acordo com o que os lesados fizeram saber junto do DN, a empresa "está a agir de má fé" e a enganar os clientes. É "uma estratégia para o cliente aderir a uma nova modalidade de pagamento mensal ou anual sobre o equipamento", dizem.

Em resposta às acusações feitas pelos consumidores no Portal da Queixa, a empresa afirma ao CM que "rejeita categoricamente qualquer acusação de burla, incompatível com os valores e a prática da marca", fizem em comunicado.

A empresa acrescenta ainda que "tem sempre como objetivo garantir o melhor serviço aos seus clientes" e explica que "sempre que um cliente passa numa portagem e a transação falha, a Via Verde comunica diretamente com o cliente a dar conta de um eventual problema".

Em relação aos problemas com os identificadores, a "Via Verde apenas contacta o cliente quando aparece uma luz amarela na passagem da portagem, indiciando um potencial problema", informa.

"Se o problema for confirmado, o cliente pode subscrever um plano Via Verde ou, se assim preferir, comprar um identificador novo. A decisão final é sempre do cliente", garantem.
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