Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Padre português vai tutelar a mais antiga biblioteca do mundo

José Tolentino de Mendonça, vice-reitor da Católica, foi indigitado como arquivista e bibliotecário do Vaticano.
Lusa 26 de Junho de 2018 às 12:02
José Tolentino Mendonça
José Tolentino Mendonça
Bento XVI indicou padre português para área da Cultura
José Tolentino Mendonça
José Tolentino Mendonça
Bento XVI indicou padre português para área da Cultura
José Tolentino Mendonça
José Tolentino Mendonça
Bento XVI indicou padre português para área da Cultura

O vice-reitor da Universidade Católica e diretor da Faculdade de Teologia, José Tolentino de Mendonça, foi indigitado como arquivista e bibliotecário do Vaticano, passando a tutelar a mais antiga biblioteca do mundo, foi anunciado esta terça-feira.


José Tolentino de Mendonça, que será elevado a arcebispo, recebendo simbolicamente a antiga sede episcopal de Suava, no norte de África, vai substituir Jean-Louis Bruguès, que assumiu o cargo em 2012.

Considerando o convite do papa como "uma grande honra para a Igreja portuguesa, para Portugal e para a Universidade Católica", a reitoria da universidade lembra, em comunicado, que Tolentino de Mendonça tinha assumido o pelouro das relações culturais e bibliotecas da Católica nas últimas duas equipas reitorais.

José Tolentino de Mendonça "contribuiu para tornar a atividade artística um eixo central da ação da Universidade Católica, incentivando um diálogo renovado e fecundo com a sociedade através da sua intervenção cultural e literária", refere a universidade.

Madeirense e com 52 anos, Tolentino de Mendonça, que foi condecorado com o grau de comendador da Ordem de Sant'Iago da Espada em 2015, assumirá o novo cargo em 01 de setembro próximo.

O arquivo secreto do vaticano, pelo qual passará a ser responsável, contém os documentos do governo da Igreja, quer para o trabalho corrente do Vaticano, quer para consulta de investigadores, quando autorizados pelo papa.

Tolentino de Mendonça é ainda consultor do Conselho Pontifício da Cultura e foi reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, e diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura da Igreja Católica em Portugal.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)