Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

VIH: Prostitutas dos mais infetados da Europa

Portugal apenas é ultrapassado pela Letónia e Ucrânia
28 de Maio de 2013 às 12:21

Portugal é um dos cinco países da Europa com mais trabalhadores do sexo infetados pelo vírus da imunodeficiência (VIH), na Europa. De acordo com o Centro Europeu de Controlo de Doenças da União Europeia, quase 9% de prostitutas e prostitutos estão infetados pelo vírus responsável pela sida.

A investigação divulgada na segunda-feira indica que, em Portugal, o número de trabalhadores infetados é muito superior à prevalência do vírus da Europa, que fica pouca acima de 1% em 22 dos 27 países considerados.

Embora seja o país com uma das mais elevadas taxas de uso de preservativo - 96% no caso das mulheres e 87% no caso dos homens - a taxa de prevalência de VIH, nos trabalhadores do sexo, em Portugal, que é de 8,9%, apenas fica atrás da Letónia e da Ucrânia.

O relatório de 2012 indica também que Portugal está entre os países com maior percentagem de cobertura, nos testes de despistagem. Já a cobertura nos testes dos programas nacionais do VIH apenas se situa em cerca dos 40 %.

O estudo salienta também que nos países com mais infetados, como é o caso de Portugal, é necessária uma maior abrangência dos programas de prevenção.

VIH sida relatório Portugal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)