Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Visita papal obriga a mobilização na saúde

INEM e hospitais em prontidão para os dias da Jornada Mundial da Juventude. Centros de saúde vão ter horário alargado.
Edgar Nascimento 6 de Junho de 2023 às 01:30
Os peregrinos chegam entre 26 e 31 de julho e a Jornada Mundial da Juventude realiza-se de 1 a 6 de agosto
Os peregrinos chegam entre 26 e 31 de julho e a Jornada Mundial da Juventude realiza-se de 1 a 6 de agosto FOTO: Paulo Novais/EPA
Planos de contingência nos principais hospitais do País, 75 postos fixos e 75 equipas móveis de suporte básico de vida em prontidão, dez postos médicos avançados do INEM, estes são os principais dados do plano do Ministério da Saúde para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), apresentado esta segunda-feira.

“Não se trata de um evento localizado, mas descentralizado ao longo do País, em que, durante a última semana de julho, temos vários eventos a decorrer em 17 dioceses”, referiu António Marques, presidente da comissão que elaborou o plano de saúde para a JMJ. Os peregrinos chegam entre 26 e 31 de julho, e a JMJ realiza-se de 1 a 6 de agosto, na zona de Lisboa. Os planos de contingência para catástrofe estão a ser revistos nos centros hospitalares de Lisboa Norte, Lisboa Central, Lisboa Ocidental, Coimbra, Santo António e São João (Porto), e serão operacionalizados a partir da última semana de julho. Também a partir dessa semana está previsto o alargamento do horário de funcionamento dos centros de saúde. O plano prevê a realização de campanhas de promoção para a dádiva de sangue em 15 dioceses, antes do início da JMJ. Como a primeira resposta é “sempre no local”, o responsável da comissão confirmou que estão previstos dois hospitais de campanha do INEM que serão mobilizados no “sentido de estarem prontos para o que for necessário”.

A linha SNS 24 vai ser reforçada, em português, inglês e castelhano, sendo possível apoio noutras línguas com ajuda do Alto Comissariado para as Migrações. Durante a JMJ, a comissão ficará em permanência no Ministério da Saúde, com acesso em tempo real a indicadores do SNS 24, emergência pré-hospitalar, cuidados de saúde primários e rede hospitalar. O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, admitiu que poderá ser necessário deslocalizar meios do INEM e mobilizar enfermeiros para o evento, sem recurso a contratação específica, e frisou que, “no essencial, foi conseguida a dotação das equipas na base do voluntariado”. Mais de 1200 profissionais de saúde estão inscritos como voluntários.

Festa universal deixa "Portugal projetado no Mundo"
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai deixar Portugal “projetado no Mundo”, enalteceu o Presidente da República, numa videomensagem dedicada à JMJ. “Vai ser uma grande festa de juventude, universal, aberta e ecuménica”, realçou Marcelo Rebelo de Sousa, que lembrou que esta é a primeira Jornada após a pandemia. “Portugal, daqui a menos de dois meses, acolhe o Papa Francisco, acolhe a Juventude de todo o Mundo, no espírito que deve ser o de Portugal: plataforma entre oceanos, continentes, culturas e povos”, disse.
JMJ2023 INEM País Mundo JMJ Ministério da Saúde SNS Portugal Papa Francisco
Ver comentários
C-Studio