Visita papal obriga a mobilização na saúde
INEM e hospitais em prontidão para os dias da Jornada Mundial da Juventude. Centros de saúde vão ter horário alargado.
Edgar Nascimento
6 de Junho de 2023 às 01:30
Planos de contingência nos principais hospitais do País, 75 postos fixos e 75 equipas móveis de suporte básico de vida em prontidão, dez postos médicos avançados do INEM, estes são os principais dados do plano do Ministério da Saúde para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), apresentado esta segunda-feira.
“Não se trata de um evento localizado, mas descentralizado ao longo do País, em que, durante a última semana de julho, temos vários eventos a decorrer em 17 dioceses”, referiu António Marques, presidente da comissão que elaborou o plano de saúde para a JMJ. Os peregrinos chegam entre 26 e 31 de julho, e a JMJ realiza-se de 1 a 6 de agosto, na zona de Lisboa. Os planos de contingência para catástrofe estão a ser revistos nos centros hospitalares de Lisboa Norte, Lisboa Central, Lisboa Ocidental, Coimbra, Santo António e São João (Porto), e serão operacionalizados a partir da última semana de julho. Também a partir dessa semana está previsto o alargamento do horário de funcionamento dos centros de saúde. O plano prevê a realização de campanhas de promoção para a dádiva de sangue em 15 dioceses, antes do início da JMJ. Como a primeira resposta é “sempre no local”, o responsável da comissão confirmou que estão previstos dois hospitais de campanha do INEM que serão mobilizados no “sentido de estarem prontos para o que for necessário”.
A linha SNS 24 vai ser reforçada, em português, inglês e castelhano, sendo possível apoio noutras línguas com ajuda do Alto Comissariado para as Migrações. Durante a JMJ, a comissão ficará em permanência no Ministério da Saúde, com acesso em tempo real a indicadores do SNS 24, emergência pré-hospitalar, cuidados de saúde primários e rede hospitalar. O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, admitiu que poderá ser necessário deslocalizar meios do INEM e mobilizar enfermeiros para o evento, sem recurso a contratação específica, e frisou que, “no essencial, foi conseguida a dotação das equipas na base do voluntariado”. Mais de 1200 profissionais de saúde estão inscritos como voluntários.
Festa universal deixa "Portugal projetado no Mundo"A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai deixar Portugal “projetado no Mundo”, enalteceu o Presidente da República, numa videomensagem dedicada à JMJ. “Vai ser uma grande festa de juventude, universal, aberta e ecuménica”, realçou Marcelo Rebelo de Sousa, que lembrou que esta é a primeira Jornada após a pandemia. “Portugal, daqui a menos de dois meses, acolhe o Papa Francisco, acolhe a Juventude de todo o Mundo, no espírito que deve ser o de Portugal: plataforma entre oceanos, continentes, culturas e povos”, disse.
Ver comentários