Wikipédia revela as páginas mais visitadas
Enciclopédia digital assinalou o seu 25.º aniversário e anunciou parceria com empresas de IA.
Há 25 anos nascia a Wikipédia, uma enciclopédia digital, coletiva, universal e gratuita, administrada por voluntários. Apesar das críticas iniciais, hoje é difícil imaginar a internet sem este que é o sétimo site mais consultado do mundo, com mais de 30 milhões de artigos, edições em 277 línguas e 365 milhões de leitores.
Para marcar a efeméride (15 de janeiro de 2001), a Wikipédia anunciou uma parceria com empresas que se encontram a desenvolver modelos de Inteligência Artificial (IA) e revelou ao site Popular Science as páginas mais visitadas de sempre. Embora a Fundação Wikimedia afirme que seus dados remontam apenas a 2008 é seguro dizer que esses continuam a ser os 25 tópicos mais procurados entre os milhões de verbetes e incluem figuras como Donald Trump, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi ou Elon Musk.
Para começar, os internautas consultam a Wikipédia para saber quem morreu, o que quer dizer que a página 'Lista de mortes por ano' ocupa o primeiro lugar da lista, com 647 025 321 visualizações. Logo a seguir, 'Estados Unidos da América' (328 501 200 visualizações) e 'Donald Trump' (325 397 973) formam o pódio, mostrando que há muito que este país e o seu novo presidente são alvo de curiosidade.
'Isabel II', rainha de Inglaterra que morreu em 2022, surge na quarta posição, seguida de 'Índia'. O sexto lugar na lista das páginas mais procuradas é ocupado pelo jogador português 'Cristiano Ronaldo'. Seguem-se: 'Barack Obama', 'Elon Musk', 'Segunda Guerra Mundial', 'Reino Unido', 'Lionel Messi', 'Michael Jackson', 'Game of Thrones' (série 'A Guerra dos Tronos'), 'Adolf Hitler', 'Eminem', 'Taylor Swift' e 'Primeira Guerra Mundial'. Os Beatles, Dwayne Johnson, Lady Gaga e Freddie Mercury são outras figuras que integram esta lista, assim como os Óscares e os filmes com maior bilheteira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt