Aplicação para veterinários é caso de sucesso da Web Summit
Pet Universal foi criada para o bem estar dos animais e conseguiu dois investidores na edição do ano passado.
As clínicas veterinárias estão muito "agarradas ao papel". Quem o diz é Nuno Saraiva, o designer da Pet Universal, uma startup desenvolvida para tornar as clínicas veterinárias mais tecnológicas.
A aplicação, que está disponível para smartphone, tablet e computador, foi criada por uma equipa de Aveiro em 2015 e apresentada o ano passado na Web Summit, onde conseguiu dois investidores. Este ano repetem a dose à procura de mais apoios.
"Somos um caso de sucesso da Web Summit", garante Nuno Saraiva, que já conseguiu levar o projeto até algumas clínicas em Espanha.
"O objetivo é ajudar aqueles que ajudam os animais"
A partir desta aplicação, os médicos veterinários têm acesso a toda a informação sobre os animais que estão a ser tratados no hospital, facilitando, sobretudo, o internamento.
O serviço disponível na aplicação permite que a ficha clínica de um animal passe do papel para o mundo digital, estando disponível nos smarthphones de todos os veterinários que trabalham num determinado hospital. Deste modo, a caligrafia não atrapalha e o erro humano é minorado.
O preço deste software varia de acordo com a capacidade que o hospital tem para albergar animais, mas, segundo explica Nuno, acaba por se pagar a si próprio, uma vez que o preço da criação de uma ficha clínica digital pode ser incluído no preço do serviço de hospitalização. "A aplicação acaba por sair de graça para o próprio hospital", admitiu o designer.
Este projeto não é, no entanto, o primeiro desta startup, que começou a dar os primeiros passos na veterinária com outra iniciativa: uma aplicação sem custos que ajuda abrigos para animais. Embora a aposta agora seja outra, os criadores desta ideia continuam a defender que o seu lema é "ajudar aqueles que ajudam os animais".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt