Basta um telemóvel para sequestrar avião
Hacker provou através de uma aplicação móvel que os piratas do ar não precisam de estar a bordo da aeronave.
Hugo Teso, consultor de segurança que possui formação em pilotagem na aviação comercial, criou uma aplicação (app) para o sistema operativo móvel Android, a 'PlaneSploit', que pode ser usada para controlar um avião. Esta 'app' foi apresentada na conferência 'Hack in the Box', em Amesterdão, Holanda, como resultado de três anos de investigação.
A 'app' pesquisa os alvos, invadindo as emissões radiofónicas entre os aviões e as torres de controlo, recorrendo depois a um segundo sistema de comunicação que envia mensagens virais que permitem o controlo total do avião (ou então uma manipulação indireta do piloto).
A 'app' funciona em terra, pelo que nem sequer é preciso estar dentro do aparelho. Teso conseguiu implementar a aplicação com materiais que encontrou em sites de vendas por menos de oito euros.
Embora a 'app' se destine apenas para fins demonstrativos, existe uma forte possibilidade de se tentar utilizar este programa para ataques terroristas.
A única maneira de evitar este cenário é esperar que as empresas de aviação e de gestão de tráfego resolvam esta falha o mais rápido possível.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt