Facebook influencia emoções dos utilizadores
Estudo foi realizado à revelia dos utilizadores mas legitimado pela política de uso de dados do Facebook.
Um estudo, elaborado por investigadores do Facebook, revela que estes manipularam o conteúdo do 'feed' (alimentador) de notícias de mais de 600 mil utilizadores. Com esta pesquisa, os investigadores pretendiam apurar se os 'posts' na rede social afetam ou não o estado emocional das pessoas.
A investigação conclui que sim. Os utilizadores que no seu mural tinham publicações positivas, reagiam, através de comentários e outras publicações, de maneira positiva. Já os que viam mais conteúdos negativos tinham reações negativas.
O estudo foi realizado durante uma semana, em janeiro de 2012, com base em utilizadores que leem e escrevem em inglês.
Apesar de não ter sido pedida autorização aos utilizadores, estes concordaram com os termos de utilização de dados do Facebook quando se registaram, permitindo a análise da sua informação para pesquisa e melhoria do serviço. Ainda assim, os investigadores explicam que os conteúdos foram escolhidos por algoritmos, evitando o acesso de investigadores a informações pessoais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt