Facebook influencia emoções dos utilizadores

Estudo foi realizado à revelia dos utilizadores mas legitimado pela política de uso de dados do Facebook.

29 de junho de 2014 às 09:56
rede social, estudo, facebook, emoções, utilizadores, privacidade Foto: Bloomberg via Getty Images
Partilhar

Um estudo, elaborado por investigadores do Facebook, revela que estes manipularam o conteúdo do 'feed' (alimentador) de notícias de mais de 600 mil utilizadores. Com esta pesquisa, os investigadores pretendiam apurar se os 'posts' na rede social afetam ou não o estado emocional das pessoas.

A investigação conclui que sim. Os utilizadores que no seu mural tinham publicações positivas, reagiam, através de comentários e outras publicações, de maneira positiva. Já os que viam mais conteúdos negativos tinham reações negativas.

Pub

O estudo foi realizado durante uma semana, em janeiro de 2012, com base em utilizadores que leem e escrevem em inglês.

Apesar de não ter sido pedida autorização aos utilizadores, estes concordaram com os termos de utilização de dados do Facebook quando se registaram, permitindo a análise da sua informação para pesquisa e melhoria do serviço. Ainda assim, os investigadores explicam que os conteúdos foram escolhidos por algoritmos, evitando o acesso de investigadores a informações pessoais.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar