Facebook aposta forte em vídeos

Rede social quer criar conteúdos publicitários em vídeo.

24 de abril de 2015 às 19:08
Partilhar

Utiliza o Facebook todos os dias?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Utiliza o Facebook todos os dias?

O Facebook anunciou esta quinta-feira o lançamento do Anthology, um programa que aposta em conteúdos de vídeo que, em conjunto com a equipa criativa da rede social, vai criar conteúdo publicitário para as marcas na rede social.

Pub

O Anthology vai funcionar inicialmente nos Estados Unidos e vai ter parcerias com empresas que queiram ter publicidade em diversos grupos de comunicação social, que vão produzir vídeos publicitários das marcas para o Facebook.

As eventuais marcas interessadas podem escolher entre a revista Vox, o jornal The Onion, o Tastemade, a Disney ou o site Funny or Die como parceiros. No entanto, a rede social ainda enfrenta alguns desafios. Vai ter de convencer as pessoas de que consegue criar conteúdo publicitário de qualidade e alcançar um volume suficiente para fazer a diferença. Ao mesmo tempo, tem de ter cuidado para não alienar outras publicações que não participem no programa.

Pub

O Anthology é uma forma do Facebook fazer dinheiro com o negócio dos vídeos, que cresceu significativamente desde que a empresa enfatizou o player nos feeds de notícias dos utilizadores. O programa é a formalização de um negócio em que a empresa tem tentado entrar há vários anos. Há quase dois anos, a marca de cervejas Budweiser trabalhou com o Facebook e a Vice para criar uma campanha publicitária sobre o festival de música Made in America.

A conquista dos media

A conquista dos media

A tecnológica acredita que o Anthology não só é um passo em direção a vídeos com maior qualidade, mas que também representa uma jogada de grande peso no sentido de desenvolver relações de confiança com os grupos de comunicação social, que dependem da rede social para obter grande parte dos leitores.

Pub

É uma proposta que surge depois da empresa de Mark Zuckerberg tentar atrair os media a publicarem os seus conteúdos diretamente na plataforma social em vez que colocarem hiperligações para os sites próprios. Esse esforço levou a uma preocupação do lado dos media de que esta jogada acabasse por retirar tráfego aos sites, causando uma redução nas receitas publicitárias.

Veja o Especial 'Blogue CM do Facebook

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar