Google autorizada a operar como entidade de pagamento na Irlanda e UE

Google Payment Ireland poderá, por exemplo, gerir cartões de crédito, efetuar transferências de dinheiro 'online' de utilizadores.

08 de janeiro de 2019 às 12:10
Google autorizada a operar como entidade de pagamento na Irlanda e UE Foto: Getty Images
Google autorizada a operar como entidade de pagamento na Irlanda e UE Foto: Getty Images

1/2

Partilhar

O Banco Central Irlandês (ICB) autorizou a multinacional Google a operar como uma entidade de pagamento neste país e em toda a União Europeia (UE), confirmaram esta terça-feira fontes oficiais.

A medida, adotada pelo regulador irlandês em 24 de dezembro passado em virtude da Diretiva de Serviços de Pagamento (PSD2), permitirá ao gigante tecnológico ampliar a sua presença no setor financeiro, depois de ter obtido há dois anos uma licença do IBC para gerir dinheiro eletrónico.

Pub

Com esta nova autorização, a Google Payment Ireland poderá, por exemplo, gerir cartões de crédito, efetuar transferências de dinheiro 'online' de utilizadores ou operações de troca de divisas.

Também terá competências para oferecer a clientes análises pormenorizadas dos seus padrões de consumo, com o objetivo de desenhar planos financeiros e orçamentais personalizados a partir da informação de bases de dados.

Ainda que a PSD2 aspire limitar o monopólio dos bancos no sistema de pagamentos na UE, a nova licença estabelece restrições à Google e, como consequência, não poderá captar depósitos, uma atividade ainda reservada às entidades financeiras.

Pub

A responsável do comércio da Google na Europa, Florence Diss, declarou recentemente ao diário The Irish Times que a empresa está mais interessada em colaborar com os bancos - em vez de competir - para explorar as oportunidades de negócio que oferece a PSD2.

Além da Google, outras companhias tecnológicas mostraram interesse em experimentar o setor financeiro, como a Amazon, se bem que o processo de aquisição de licenças para operar como un banco tradicional é complexo, referiu o The Irish Times.

Mesmo assim, competem neste terreno um amplo número de empresas 'tecno-financeiras' (fintechs em inglês), como a N26, Monzo, Starling, Transferwise ou a Revolut, que obteve recentemente do Banco da Lituânia uma licença para operar como banco.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar