Google homenageia 1.ª fotógrafa da História
Anna Atkins popularizou a cianotipia enquanto técnica.
O Google dedica o doodle desta segunda-feira a Anna Atkins, a primeira fotógrafa da História, cujo percurso ficou marcado pela popularização da cianotipia. Esta técnica de impressão foi inventada pelo astrónomo inglês Sir John Herschel, em 1842, e consiste na utilização de uma mistura de químicos que, aos serem expostos ao sol, criam imagens em tons de azul, tal como podemos ver no doodle.
A sua obra British Algae: Cyanotype Impressons, lançada em 1843, foi o primeiro livro com fotografias e serviu de inspiração para outros célebres fotógrafos como Man Ray (1890-1976) e László Moholy-Nagy (1895-1946).
Botânica inglesa, Anna Atkins foi pioneira na utilização da fotografia para reproduzir imagens com fins científicos. Apesar de pouco se conhecer a vida da fotógrafa, sabe-se que John George Children, o pai, foi a sua maior fonte de inspiração.
O químico, zoólogo e diretor do departamento de história natural do Museu Britânico, em Londres, deixou que fosse a filha a desenhar as mais de 250 ilustrações do seu livro Lamarck Histoire Naturelle des Animaux sans Vertebris. O resultado acabou por ser uma série de moluscos minuciosamente desenhados e cuja qualidade era tão elevada que acabaram por ser comparados na altura a imagens captadas por uma câmara fotográfica.
A talentosa Anna Atkins morreu a 9 de junho de 1871.
Veja todos os outros doodles aqui.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt