Já existem caixas multibanco biométricas

Polónia, Japão e Turquia já instalaram máquinas que usam luz infravermelha para identificar o titular da conta, dispensando o uso do código PIN.

17 de maio de 2014 às 18:16
atm, multibanco, infra red, scanner, segurança, dedos, mãos, veias Foto: D.R.
Partilhar

Levantar dinheiro no multibanco sem necessitar de introduzir o habitual código de quatro algarismos já é uma realidade em países como a Polónia, Japão ou Turquia. Aí foram instaladas as primeiras máquinas multibanco desenvolvidas pela empresa japonesa Hitachi, que detetam a indentidade do titular da conta através do padrão das veias das mãos.

A tecnologia recorre a luz infravermelha para analisar o padrão dos vasos sanguíneos que existem  nos dedos. Cada pessoa tem um padrão único e irrepetível, o que permite ter a certeza de que a pessoa que está a levantar dinheiro é mesmo a titular da conta associada ao cartão que está a ser usado. Na Polónia já estão a funcionar  1730 máquinas que usam esta tecnologia, que vem reforçar a segurança das operações em caixas multibanco.

Pub

Também a Fujitsu, outra empresa de tecnologia japonesa, está prestes a lançar na América o sistema Biyo, que usa um princípio semelhante. Neste caso trata-se de um sistema de pagamento com recurso a um scanner que analisa as mãos. Os sensores infra-vermelhos identificam as veias que correm sob a palma da mão e identificam o cliente. O sistema pode ser usado por associação a um cartão de pagamento (de débito ou crédito) mas o cliente tem a possibilidade de registar os seus dados num terminal de confiança, dispensando o uso do cartão nas próximas compras.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar