Microsoft apresenta novo chip de IA para competir com Google e Amazon
Chip foi concebido como um processador para inferência e promete até 30% mais desempenho por dólar do que o 'hardware' atual da Microsoft.
A Microsoft apresentou esta segunda-feira o Maia 200, a segunda geração do seu chip de inteligência artificial (IA) com o qual procura reduzir a dependência da Nvidia e competir com os da Google e Amazon na nuvem.
Este novo modelo foi apresentado dois anos após a sua primeira versão, o Maia 100, que não chegou a ser disponibilizado aos clientes.
"É o sistema de inferência mais eficiente que a Microsoft já implementou", afirmou Scott Guthrie, vice-presidente executivo da Microsoft para a nuvem e IA, numa publicação citada pela agência EFE.
De acordo com a empresa, o chip foi concebido como um processador para inferência e promete até 30% mais desempenho por dólar do que o 'hardware' atual da Microsoft.
Além disso, já está a ser implementado em centros de dados da Azure nos Estados Unidos para impulsionar serviços como o Microsoft 365 Copilot, Foundry e os últimos modelos GPT da OpenAI.
Os grandes fornecedores de nuvem lutam para desenvolver um microcircuito próprio que não dependa exclusivamente da Nvidia, líder do mercado.
Os lançamentos da Amazon, Google e agora da Microsoft aumentam a concorrência num mercado em expansão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt