Microsoft apresenta novo chip de IA para competir com Google e Amazon

Chip foi concebido como um processador para inferência e promete até 30% mais desempenho por dólar do que o 'hardware' atual da Microsoft.

26 de janeiro de 2026 às 20:13
Microsoft Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A Microsoft apresentou esta segunda-feira o Maia 200, a segunda geração do seu chip de inteligência artificial (IA) com o qual procura reduzir a dependência da Nvidia e competir com os da Google e Amazon na nuvem.

Este novo modelo foi apresentado dois anos após a sua primeira versão, o Maia 100, que não chegou a ser disponibilizado aos clientes.

Pub

"É o sistema de inferência mais eficiente que a Microsoft já implementou", afirmou Scott Guthrie, vice-presidente executivo da Microsoft para a nuvem e IA, numa publicação citada pela agência EFE.

De acordo com a empresa, o chip foi concebido como um processador para inferência e promete até 30% mais desempenho por dólar do que o 'hardware' atual da Microsoft.

Além disso, já está a ser implementado em centros de dados da Azure nos Estados Unidos para impulsionar serviços como o Microsoft 365 Copilot, Foundry e os últimos modelos GPT da OpenAI.

Pub

Os grandes fornecedores de nuvem lutam para desenvolver um microcircuito próprio que não dependa exclusivamente da Nvidia, líder do mercado.

Os lançamentos da Amazon, Google e agora da Microsoft aumentam a concorrência num mercado em expansão.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar