Morre inventor de bomba que destrói apenas seres humanos

O inventor da bomba mais conhecida como bomba de neutrões morreu aos 89 anos depois de uma intervenção cirúrgica a um tumor no estômago.

02 de dezembro de 2010 às 16:45
Partilhar

A bomba foi desenhada em 1958 com o objectivo de matar apenas seres vivos, sem causar danos materiais às estruturas afectadas pela explosão.

Samuel T. Cohen sempre defendeu a sua utilização, alegando que a bomba era a mais “ética alguma vez inventada”, permitido ao mundo permanecer intacto depois de uma guerra.

Pub

A única diferença entre este engenho explosivo e a bomba atómica é que a segunda gera uma enorme quantidade de radiação, enquanto que a de Cohen emprega a força destruidora dos neutrões, sendo estes capazes de atravessar paredes, veículos e tanques sem as destruir.

Os Estados Unidos fabricaram-na na década de 80, no auge da Guerra Fria, e acredita-se que a França, Rússia, China e Israel também a tenham produzido.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar