Não perca a chuva de estrelas cadentes esta noite
Veja a transmissão em direto da chuva de meteoros "mais espetacular" segundo classificou o Google, que dedica hoje um doodle a este fenómeno natural. (Atualizada às 21h20 desta terça-feira, dia 12)
O Google dedica, esta segunda-feira, um doodle animado à chuva de meteoros Perseidas, antecipando, desta forma, a chuva de estrelas cadentes que se observa todos os verões. Este fenómeno normalmente torna-se visível a partir do final de julho. No entanto, este ano poderá observar a chuva de meteoros nas noites de 12 e 13 de agosto.
A chuva de meteoros Perseidas pode ser vista em todo o mundo e, em 2014, será mais intensa na terça-feira. Contudo há vários factores que podem dificultar a observação das estrelas cadentes. A ‘Super-Lua' de domingo, que fez com que o astro estivesse mais próximo do planeta Terra, é um dos fatores que vai dificultar os planos a quem quer ver o fenómeno. Se estiver numa cidade demasiado iluminada, também não vai ter a vida facilitada (no final do texto pode assistir à chuva de meteoros Perseidas em direto).
O QUE É A CHUVA DE METEOROS PERSEIDAS?
O famoso fenómeno ocorre quando partículas de poeira do cometa Swift-Tuttle atingem o planeta Terra. Ao chegarem à atmosfera, os pequenos pedaços de rocha desintegram-se e provocam flashes de luz, conhecidos como estrelas cadentes (ao clicar na imagem destacada no interior do texto pode consultar um PDF com a lista das chuvas de meteoros anuais).
"É normalmente a chuva de meteoros mais espetacular, sendo possível observar num céu muito escuro mais de 100 meteoros por hora", explica o site do Observatório Astronómico de Lisboa.
Quando atravessam a atmosfera da Terra, as partículas de poeira chegam a atingir uma velocidade de aproximadamente 50 quilómetros por segundo.
VEJA AQUI TODOS OS DOODLES JÁ PUBLICADOS
Documentos
Saiba quando pode ver chuvas de meteorosTem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt