NASA desmente profecia apocalíptica
Rumor viral negado pela agência norte-americana.
A NASA, agência espacial dos EUA, publicou um comunicado em que desmente teorias de que um asteroide atingiria a Terra entre 15 e 28 de setembro. Na realidade, o asteroide mais próximo da Terra neste período vai passar a mais de três milhões de quilómetros de distância.
O rumor foi criado por uma comunidade de teoristas bíblicos: acreditavam que o impacto iria ocorrer próximo do território norte-americano de Porto Rico, nas Caraíbas, seguindo-se um enorme tsunami.
Acredita-se que tenha começado com uma previsão do reverendo Efraid Rodriguez, que se autodenomina um profeta. Afirmou ter recebido uma mensagem de Deus e escreveu à NASA em 2010 para alertar para este suposto perigo. No entanto, a agência espacial responde agora que "nem um único [asteroide] tem hipóteses credíveis de colidir com o nosso planeta no próximo século".
A NASA afirma ainda que este rumor não é o primeiro e "provavelmente não será o último", dada a popularidade na Internet de teorias relativas a asteroides e situações catastróficas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt