Pode vigiar o sono dos amigos do Facebook
Ferramenta está a causar polémica.
Søren Louv-Jansen, um programador dinamarquês, desenvolveu um software que permite a qualquer pessoa acompanhar os hábitos de sono dos amigos do Facebook, utilizando apenas os dados relativos à atividade de cada um na rede social. Como existem muitos internautas que consultam o Facebook quando acordam e antes de adormecerem, o dinamarquês só teve de criar uma ferramenta capaz de recolher informações do próprio Facebook e da app do Messenger.
No entanto, este software só funciona entre quem utiliza a rede social de Mark Zuckerberg com regularidade.
"Como a maioria dos meus amigos, eu utilizo o Facebook diariamente. Uso o site, a app do Facebook e a app do Messenger. Sei que, sem surpresa, o Facebook sabe de todas as vezes em que visito qualquer um desses serviços. O estranho agora é que os seus amigos podem acompanhar isso também", explicou Søren Louv-Jansen através de uma publicação no site Medium.
O programador disponibilizou a ferramenta para download no site GitHub e, nesse mesmo endereço, mostra também as conclusões a que chegou após analisar os hábitos de sono de alguns amigos. A maioria tem hábitos de sono regulares durante a semana e são mais instáveis durante o fim de semana.
Facebook está contra regulador do sono
Os responsáveis pelo Facebook não ficaram satisfeitos quando souberam da existência deste software. Argumentaram que viola os termos de privacidade e até desencorajaram a sua utilização.
Ainda assim, Søren Louv-Jansen recusou remover a ferramenta – já foi descarregada por mil internautas – e sublinhou que o principal objetivo é consciencializar as pessoas para o facto de disponibilizarem uma grande quantidade de informações pessoais, livremente, através da internet.
"O meu objetivo não é espionar os meus amigos. Quero que as pessoas estejam cientes de que deixam pegadas digitais por onde quer que passem", acrescentou o programador numa entrevista ao site The Washington Post.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt