Portugal à conquista do Espaço
Nuno Crato diz que o país vai integrar os programas científicos da Estação Espacial Internacional e da Exploração Lunar.
Portugal vai integrar dois novos programas científicos de exploração espacial, incluindo o da Estação Espacial Internacional, disse esta terça-feira o ministro da Educação e Ciência, que participou numa reunião da Agência Espacial Europeia, no Luxemburgo.
"Há muito boas novidades para Portugal, que mantém a sua colaboração na Agência Espacial Europeia (ESA) nos programas nos quais já participava e que adere agora a dois novos: o Programa da Estação Espacial Internacional e o Programa de Exploração Lunar", associado ao primeiro, explicou à agência Lusa Nuno Crato, depois de participar na reunião da ESA.
O ministro da Educação e Ciência sublinhou o país "lucra com a sua participação na ESA a vários níveis", quer pelo envolvimento de cientistas portugueses no trabalho da agência espacial, "que lhes permite utilizar a tecnologia mais sofisticada", quer pela possibilidade de desenvolvimento da tecnologia e das empresas portuguesas.
"Estarmos na Estação Espacial Internacional é muito importante para nós e é a primeira vez que estamos. O Programa de Exploração Lunar é um programa novo, em que vamos estar desde o princípio. E, portanto, as nossas empresas de 'software', de construção relacionadas com o espaço vão participar neste esforço e vão poder ter encomendas destes programas", declarou Nuno Crato. O ministro sublinhou ainda que o Programa de Exploração Lunar "é muito importante para a Europa, porque há uma grande competição nesse domínio".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt