Portugueses 'vivem' cada vez mais tempo nas redes sociais
Os mais jovens passam cerca de duas horas e meia do seu dia agarrados às plataformas.
Um estudo da Marktest dá conta que os portugueses passam cada vez mais tempo nas redes sociais. Em 2024, cada cidadão gastou cerca de 1 hora e 37 minutos do seu dia a aceder a este tipo de plataformas mas é entre os mais jovens que o consumo é superior: 145 minutos diários, o que equivale a quase 2 horas e 30 minutos.
A mais recente edição da análise ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’, que tem servido de barómetro sobre a evolução destes comportamentos há mais de uma década, revela ainda que o Instagram passou a ser a rede mais utilizada pelos portugueses com perfis ativos. Foi a plataforma mais referida (34,2%) entre aquelas que os utilizadores acedem com maior frequência, ultrapassando pela primeira vez o Facebook.
A rede social da Meta foi também ultrapassada pelo WhatsApp, que ocupa agora o segundo lugar, com 27,2% das preferências. O Facebook surge em terceiro lugar, apenas com 20,9%.
No que diz respeito aos mais jovens, os resultados são preocupantes, sobretudo tendo em conta - segundo um outro estudo, internacional, publicado há cerca de um mês - que a maioria dos educadores sentem-se numa “competição desleal” com as redes sociais e que a informação que os adolescentes aí consomem é aquela que mais influencia as suas atitudes e comportamentos.
Num outro estudo da Marktest, intitulado ‘Turismo e Redes Sociais’, confirmou-se ainda a influência muito relevante destas plataformas nas decisões dos portugueses no que toca a viagens e alojamento com 62,8% dos inquiridos a assumirem que aquilo que veem nas plataformas influência as suas escolhas. Também neste campo, o Instagram é o preferido para consumir conteúdos relacionados com férias, laser, turismo e viagens.
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