Tendência política do ChatGPT 'vira à direita' nas respostas aos utilizadores

Estudo mostra mudança de valores políticos em alguns modelos do chatbot de Inteligência Artificial.

12 de fevereiro de 2025 às 19:32
ChatGPT Foto: Dado Ruvic/Illustration/Reuters
Partilhar

Dois investigadores chineses adaptaram o Teste da Bússola Política (The Political Compass, em inglês) para medirem valores políticos em Inteligência Artifical e concluíram que o ChatGPT está a 'virar à direita' nas conversas com os utilizadores.

Os autores do estudo, publicado na revista Humanities and Social Sciences Communications, fizeram 62 perguntas a vários modelos do chatbot da OpenAI e repetiram-nas mais de 3000 vezes para analisarem a evolução das respostas.

Pub

Embora o ChatGPT mantenha valores considerados de esquerda libertária, alguns modelos, como GPT3.5 e GPT4, “mostraram uma inclinação significativa para a direita” com o passar do tempo.

Estes resultados "são dignos de registo, dado o uso generalizado de grandes modelos de linguagem e a sua potencial influência nos valores sociais”, defendem os investigadores.

Os autores apontam três possíveis explicações para os resultados: uma mudança nos conjuntos de dados usados para treinar os modelos do ChatGPT, o número de interações com os utilizadores, ou mudanças e atualizações no chatbot.

Pub

Os grandes modelos de linguagem “aprendem e adaptam-se continuamente com base no feedback dos utilizadores”, pelo que a 'viragem à direita' pode “refletir mudanças sociais mais amplas nos valores políticos”. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar