YouTube apaga mais de oito milhões de vídeos

Rede Social apagou vários vídeos com problemas detetados por programas de computador nos últimos 3 meses.

24 de abril de 2018 às 16:58
Youtube Foto: Jaap Arriens/Getty Images
Youtube Foto: Eric Piermont/Getty Images

1/2

Partilhar

Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2017, a Plataforma Youtube eliminou 8,3 milhões de vídeos com problemas. Esta informação foi divulgada esta terça-feira.

À semelhança e outras plataformas digitais, o Youtube tem sofrido alguma controvérsia sobre o conteúdo ofensivo online, como vídeos racistas ou de cariz político, por exemplo.

Pub

Em 2017, marcas como a McDonald’s e a L’oréal chegaram mesmo a pedir que fossem retirados os seus anúncios de página da Google (Empresa que detém o Youtube), por estarem associados a conteúdo racista e/ou extremistas.

A empresa frisou que o objetivo é aumentar a transparência do serviço, estabelecendo um maior nível de confiança e segurança entre os utilizadores.

Apesar da ajuda das ‘máquinas’, através da inteligência virtual, a maioria das queixas surge por parte dos utilizadores, mas quando são confirmadas pela equipa do Youtube, o número não corresponde ao total de vídeos com conteúdo proibido ou impróprio. Pelo contrário, apenas 5% das queixas feitas pelos utilizadores acabam por ser removidas do site.

Pub

O problema são os utilizadores que denunciam vídeos que na verdade não violam as regras do YouTube. Por vezes, os utilizadores confundem um vídeo que não gostam, ou que contem uma oipnião que não vai ao encontro  da deles, com um vídeo que desrespeita as normas do site e os direitos humanos.

Por isso, e também como forma de aumentar a transparência e relação entre o site e os utilizadores, a partir desta terça-feira, quando o utilizador fizer o pedido para a remoção de um video, vai ser possível monotorizar o processo de avaliação a que a equipa recorreu para decidir se o conteúdo vai (ou não) ser removido.

Estas medidas visam uma melhor utilização da rede social, e promovem um maior grau de satisfação por parte dos utilizadores.

Pub

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar