Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
6

A lente que permite tirar fotos em miniatura

Chama-se ‘Tilt-Shift' e permite que a imagem de um local em tamanho real se transforme em miniatura. O madeirense Nuno Caldeira explica como funciona.
21 de Novembro de 2013 às 12:23
Chama-se ‘Tilt-Shift' e permite que a imagem de um local em tamanho real se transforme em miniatura.

Há uma lente que permite manipular fotografias de forma original e ainda pouco utilizada nos dias de hoje. Tem o nome de ‘Tilt-Shift' e faz com que uma foto tirada à escala normal pareça uma miniatura, diminuindo a profundidade de campo.

Para que as suas fotos fiquem com este efeito terá de comprar uma lente 'Tilt-Shift', a partir de 97,98 euros, segundo o site da ‘Amazon'. As imagens captadas em locais altos são as que melhor permitem adicionar um efeito miniatura, criando a ilusão de se estar a olhar para objetos de pequena dimensão quando, na realidade, têm um tamanho bastante maior.

A Apple também lhe permite tirar fotos com o efeito através da aplicação 'TiltShift', que tem o custo de 1,79 euros.

FOTO ‘TILT-SHIFT’ DE PORTUGUÊS NO TOP 10 DO 'MASHABLE'

Nuno Caldeira é madeirense e tem na paixão pela fotografia um passatempo. Já viu o seu talento reconhecido em vários concursos na área, mas nunca tinha considerado a hipótese de ser distinguido pelo 'Mashable', um dos sites de referência em tecnologia a nível mundial, como autor de uma das “10 fotos mais extraordinárias tiradas com uma lente ‘Tilt-Shift”.

“O que me cativou nesta lente foi a possibilidade de ter em foco dois planos de focagem diferentes e obviamente criar os efeitos miniatura. A lente que utilizo é uma lente bastante versátil já que permite utilizá-la de diferentes formas, conforme o tipo de fotografia e não apenas para as miniaturas”, explica Nuno Caldeira ao Correio da Manhã.

Na opinião do amante de fotografia, qualquer pessoa pode ser um bom fotógrafo desde “que se interesse por fotografia e procure informação”. Para que possa utilizar uma lente ‘tilt-shift’ da melhor forma, Nuno Caldeira aconselha a que se tirem fotos a partir de pontos altos e que se fotografem paisagens diferentes, “heterogéneas”.

CONSELHOS DE NUNO CALDEIRA PARA TIRAR FOTOS FANTÁSTICAS

– Procurar o tipo de fotografia preferido e aprofundar conhecimentos nessa área de modo a deixar um toque pessoal nas fotos e ser original;

– Captar os momentos cliché de forma diferente. Não clicar no botão da câmara à toa. Seja observador e experimente conceitos que à partida possam parecer má ideia;

– Não deixar que o equipamento limitado a determinado tipo de fotografia limite também a criatividade;

– Experimente ópticas da lente Lensbaby, uma marca que cria lentes sobretudo para fotos criativas e que foge um pouco ao conceito tradicional de objectiva. Ideal para tirar diferentes tipos de fotografia através da mesma objetiva e que permite que se altere a lente por ópticas plásticas, pinholes, entre outros.

Acompanhe o trabalho de Nuno Caldeira no 'Flickr'.

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA FOTOS DO PORTUGUÊS
DISTINGUIDO PELO MASHABLE

manipulação imagem edição lente fotos miniatura
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)