O Dia Europeu da Internet Mais Segura assinala-se, esta terça-feira, com ações em todo o País que visam sensibilizar a população, em especial jovens e crianças, para uma "navegação segura e consciente" na Internet.
O Centro Internet Segura, projeto coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, inicia hoje mais de 600 ações de sensibilização em todo o País, que decorrem até 28 de fevereiro e envolvem cerca de 47 mil pessoas.
As atividades vão decorrer em mais de 250 escolas de País e também em bibliotecas públicas, câmaras municipais, juntas de freguesia, instituições de solidariedade social, Espaços Internet, Centros de Ciência Viva, Centros de Inclusão Digital, entre outros.
"Estar seguro online é uma questão de todos e nós procuramos trabalhar com todo o tipo de instituições que têm contacto com o público de forma a podermos disseminar esta mensagem e fazer com que as pessoas tenham recursos e sejam capacitadas para poder navegar de uma forma segura na Internet", disse à agência Lusa o coordenador do Centro Internet Segura.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Microsoft Portugal também promovem, durante esta semana, mais de 700 ações de sensibilização e formação dirigidas a alunos, professores, pais e encarregados de educação.
Realizadas por 311 militares dos núcleos Escola Segura dos comandos territoriais da GNR e mais de 200 voluntários da Microsoft, as ações são dirigidas a mais de 30 mil alunos do ensino básico e secundário de mais de 200 escolas do País.