Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
1

‘Aldeia 3D’ contra a desertificação (COM VÍDEO)

Valverde, no concelho do Fundão, é uma aldeia como tantas outras em Portugal, mas na Internet está ao nível de Lisboa ou outras capitais onde é possível visitar edifícios a três dimensões (3D), como quem paira sobre eles.
27 de Agosto de 2011 às 13:08
Nuno Dias diz que Valverde é "a primeira aldeia de Portugal com os edifícios mais importantes em 3D"
Nuno Dias diz que Valverde é 'a primeira aldeia de Portugal com os edifícios mais importantes em 3D' FOTO: Lusa

Nuno Dias, 30 anos, modelador 3D e estudante de Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior (UBI), acredita contrariar a desertificação ao erguer Valverde no Google Earth - aplicação onde é possível conhecer todo o planeta com imagens de satélite.         

Montanhas, vales, arribas e outros detalhes do relevo da Terra são apresentados em 3D no Google Earth, menos as construções: "os edifícios têm que ser fotografados por alguém" que depois simula o imóvel num computador e o envia para Google.        

É esse o trabalho que Nuno já fez ao património religioso de Valverde e outros edifícios como a casa museu da aldeia ou o pavilhão desportivo, com o objectivo de "promover a aldeia e mostrar como de pode dar mais visibilidade ao interior" usando as novas tecnologias.         

Nuno Dias diz mesmo que Valverde é "a primeira aldeia de Portugal com os edifícios mais importantes em 3D".         

O Google Earth "é uma aplicação gratuita da maior empresa da actualidade na área da Internet" e com os edifícios em 3D "qualquer turista pode fazer uma visita prévia e definir roteiros", destaca Nuno Dias

aldeia 3D tecnologia google valverde fundão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)