Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
2

Alerta para vírus que se apodera das contas bancárias

Utilizadores online de bancos portugueses estão na mira do cibercrime.
6 de Setembro de 2013 às 19:09
Cibercriminoso, Cibercrime, Vírus, Hesperbot, Malware, Banco
Cibercriminoso, Cibercrime, Vírus, Hesperbot, Malware, Banco FOTO: James Lauritz / Getty Images

A mira dos cibercriminosos está apontada para Portugal. Foi descoberta uma nova família de vírus informático – malware – chamado Hesperbot, que ameaça roubar, através de e-mails falsos, as credenciais de acesso às contas bancárias online da vítima. O vírus consegue ainda apoderar-se totalmente do computador ou smartphone infetado.

“O nível de sofisticação que envolve este trojan [cavalo de tróia] levou os seus operadores a registar domínios de Internet para divulgar de forma credível o código malicioso que lhes permitiria obter dados bancários e ainda instalar o código malicioso nos seus smartphones”, sublinha Nuno Mendes, diretor-geral da ESET Portugal, a empresa que detetou este vírus.

O objetivo do Hesperbot  é roubar as credenciais do banco e ter acesso ilegítimo a contas bancárias. O Millennium BCP, a Caixa e-Banking, o BPI net, a Caixadirecta online e o Santander Totta são os bancos que estão na mira deste assalto virtual.

E mais: este vírus é capaz de gravar tudo o que é digitado no teclado, registar todos os endereços visitados e capturar as imagens e vídeos do ecrã, alerta Nuno Mendes.

“A forma mais rápida e simples para avaliar se um computador está infectado com o Hesperbot passará pela utilização de um scanner online, como o que disponibilizamos no site da ESET”, aconselha Nuno Mendes.

Cibercriminoso Cibercrime Vírus Hesperbot Malware Banco
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)