Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
8

Apple apresenta o novo iPhone 13 com variante 'mini'

Evento “California Streaming” serviu para apresentar novidades da marca.
Correio da Manhã 14 de Setembro de 2021 às 18:01
iPhone 13
Apple Watch serie 7
iPhone 13
Apple Watch serie 7
iPhone 13
Apple Watch serie 7
A Apple apresenta esta terça-feira as novidades da marca no evento "California Streaming". Entre as novidades estão os novos modelos do iPhone 13.

Tim Cook começa por apresentar os novos programas que estrearão na Apple TV +. É apresentado o novo Ipad com um chip mais poderoso, o A13 Bionic, um CPU 20% mais rápida, assim como a GPU e NPU mais rápidos que a versão A12 do ano passado. O dispositivo é três vezes mais rápido do que o Chromebook mais vendido e seis vezes mais rápido que o Android tablet mais vendido. 

Este iPad conta ainda com uma imagem melhorada que garantirá melhores fotografias com pouca luminosidade ou selfies. O iPad agora tem uma câmara de 12 MP com um campo de visão de 122 graus. Tem ainda um Center Stage, anteriormente presente no Ipad pro, que deteta automaticamente as pessoas em videochamadas e ajusta dinamicamente o enquadramento conforme se movem.

Este novo iPad custa a partir de 329 dólares, com o dobro de armazenamento de antes, de 64 GB e estará disponível nos EUA a partir da próxima semana. 

O iPad mini conta com uma melhoria de 40% no desempenho da CPU, desempenho 80% mais rápido da GPU. O botão de identificação digital fica no topo do ecrã como no iPad air. Este dispositivo terá ainda 5G, tem entrada USB-C que permite uma transferência de dados 10 vezes mais rápida. Grava vídeos em 4K, a qualidade de imagem foi melhorada com o Smart HDR. A câmara traseira possui um sensor de 12 MP com uma abertura maior. O dispositivo custará 499 dólares. 

É apresentado o novo Apple Watch Series 7. Para os ciclistas, este novo dispositivo conta com um detetor de movimento que registará o início e fim de um treino de bicicleta. O algoritmo de treino foi atualizado para calcular com mais precisão as calorias gastas em bicicletas elétricas. O dispositivo tem quase mais 20% de área de ecrã que a Série 6, as bordas são mais arredondadas e é 40% mais fino. Os botões foram redesenhados e aumentados para complementar o tamanho e a forma da nova tela. Também a durabilidade foi melhorada. Possui resistência a possíveis quebras no ecrã graças a uma geometria mais forte e robusta. Carrega até 33% mais rápido do que a Série 6 com um novo cabo USB-C.

Apenas 8 minutos de carregamento garantirão 8 horas de autosuficiência, garante a apresentação do dispositivo. O Serie 7 estará disponível no final do outuno.

É apresentado o novo iPhone 13 com a variante 'mini'. Este contará com melhor imagem, bateria melhorada e melhores câmaras. O design é elegante e plano, mantendo a linha habitual, é durável com uma proteção de ecrã frontal de cerâmica. Conta ainda com resistência à água. Tem um sistema avançado de câmara dupla, com as lentes dispostas diagonalmente.

As cores disponíveis são rosa, azul, "meia-noite, luz das estrelas" e vermelho. O iPhone 13 usa materiais reciclados e foi projetado de forma a pensar no meio ambiente. Conta ainda com uma variante 'mini'. 

A tela é 28% mais brilhante, o display OLED melhorou a eficiência energética. Tem o processador CPU mais rápido do que qualquer smartphone, até 50% mais rápido do que a concorrência líder, assim como os gráficos que são até 30% mais rápidos face à concorrência.

A nova câmara permite tirar fotos em qualquer situação. Reúne 40% mais luz com menos ruído e melhores resultados em fotos e vídeos.

A novidade deste modelo no que ao vídeo diz respeito é o modo cinematográfico. Relativamente à bateria, uma das maiores queixas dos utilizadores de iPhone, este novo tem um chip mais rápido, velocidades 5G mais rápidas, uma tela OLED mais brilhante e um sistema avançado de câmara dupla o que garante uma vida útil de bateria melhor.

A maioria dos utilizadores com o iPhone 13 mini terá 1,5 horas a mais do que 12 mini e do iPhone 13 terá 2,5 horas a mais do que o iPhone 12.

A nível de preços o iPhone 13 custará 799 dólares e o mini 699 dólares. A capacidade inicial será de 128 GB com o dobro do armazenamento e com uma nova opção de 512 GB.

Tim Cook apresenta o novo iPhone Pro. Este tem uma frente recém-projetada com um sistema de câmara TrueDepth, 20 % menor. A proteção de ecrã é de de cerâmica que é mais resistente do que qualquer vidro de smartphone. 

Preços em Portugal
A loja da Apple para Portugal já foi atualizada, disponibilizando tanto os modelos da linha 13 como os novos smartphones da linha Pro, a mais dispendiosa. Por cá, o iPhone 13 mini, o mais barato deste leque de novidades, arrancará nos 829 euros, para um smartphone com 5,4 polegadas e com 128 GB de capacidade. Com a capacidade máxima - de 512 GB neste modelo - o valor chega aos 1.179 euros. Já no iPhone 13, que disponibiliza um ecrã de 6,1 polegadas, os preços arrancam nos 929 euros (para a configuração com 128 GB). Nos 256 GB de capacidade o preço eleva-se para 1.049 euros e, para os 512 GB, sobe para 1.279 euros.

Passando à linha Pro, o modelo 13 Pro, arranca nos 1.179 euros. Pela primeira vez, haverá uma versão com 1 TB de capacidade, que custa 1.759 euros. 



Apple California Streaming
Ver comentários