Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
2

Assistente digital "Alexa" poderá reproduzir vozes de entes queridos falecidos

Nova tecnologia foi anunciada numa conferência, na passada quarta-feira.
Correio da Manhã 23 de Junho de 2022 às 17:23
Assistente digital 'Alexa'
Assistente digital 'Alexa' FOTO: Pexels
A Amazon planeia permitir a reprodução de vozes de entes queridos falecidos através da assistente digital "Alexa". De acordo com o The Guardian, a empresa promete a capacidade de fazer "as memórias durarem" e, para isso, o utilizador apenas necessita de fornecer à assistente digital um aúdio de alguns segundos.

A nova tecnologia foi anunciada numa conferência da empresa, na passada quarta-feira. O objetivo para a assistente digital é obter uma "inteligência geral", disse um dos cientistas que se encontra à frente do projeto.

O lançamento do novo recurso da "Alexa" ainda não tem data prevista, contudo a empresa já se encontra a desenvolver o avanço há anos. A Amazon fez uma demonstração na qual a voz de uma idosa já falecida foi utilizada para ler uma história ao neto.

Segundo o jornal britânico, horas antes da empresa anunciar o avanço a Microsoft publicou novas regras de ética para a inteligência artificial, limitando a reprodução de vozes em dispositivos digitais. A entidade irá exigir que as empresas solicitem permissão para reproduzir vozes artificiais. 

Alexa Amazon Guardian ciência e tecnologia questões sociais morte
Ver comentários
}