Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia

Astronauta acede à Internet no Espaço

Na passada sexta-feira, o astronauta TJ Creamer enviou uma mensagem aos utilizadores da rede social Twitter através de um computador situado na Estação Espacial Internacional.
25 de Janeiro de 2010 às 18:34
TJ Creamer foi o primeiro a escrever no Twitter no Espaço
TJ Creamer foi o primeiro a escrever no Twitter no Espaço FOTO: CM

Creamer escreveu na sua página pessoal: “Olá universo twitter. Estamos a enviar uma mensagem em directo da Estação Espacial Internacional.” Tal só foi possível graças à NASA, que desenvolveu um sistema especial de acesso à Internet a partir do Espaço.

 

Crew Support LAN é o nome da inovação informática que permite aos astronautas aceder directamente à Internet a partir do Espaço. Até aqui, as mensagens eram enviadas por correio electrónico para Terra para que alguém as publicasse na rede social.

 

Este novo método permite aos astronautas manter comunicações privadas e tem o objectivo de “melhorar a sua qualidade de vida durante missões de longa duração”, como se pode ler no site oficial da NASA.

 

O acesso à Internet é feito através de um portátil a bordo que está ligado a um computador em Terra, permitindo assim a ligação directa.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)