Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
4

Bebés poderão ter três pais biológicos

O Reino Unido está a pôr a hipótese de, a partir do próximo ano, aprovar um tratamento de fertilidade que previne algumas doenças incuráveis. Neste, os bebés seriam concebidos por três pais biológicos.
19 de Março de 2011 às 18:09
Bebés com três pais podem nascer já no próximo ano
Bebés com três pais podem nascer já no próximo ano FOTO: Reuters/Alessia Pierdomenico

Os investigadores britânicos aperfeiçoaram esta técnica inovadora através de tecnologias ligadas à clonagem. O método, desenvolvido por cientistas da Universidade de Newcastle, baseia-se na troca de ADN entre dois ovos humanos fertilizados.

Os bebés 'criados' a partir desta técnica irão herdar 98 por cento do ADN dos seus 'verdadeiros' pais, sendo que os restantes dois por cento virão da dadora que disponibilize o seu óvulo.

Os cientistas dizem que os genes do dador em nada irão alterar o aspecto físico e personalidade do bebé, impedindo-os de morrer com várias doenças genéticas no coração, no fígado ou no cérebro.  

A notícia horrorizou activistas que lutam pelos direitos do embrião, que acusam os médicos de "interferirem na construção delicada da vida".

Este tema também levanta questões relacionadas com os direitos dos pais, como, por exemplo, se o dador, sendo ele um progenitor, deve ter ou não um papel activo na vida da criança.  

Bebés três pais biológicos Universidade de Newcastle ADN cientistas doenças genéticas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)