Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
9

Bebés vão parar ao Facebook mal nascem

Pais acreditam que as redes sociais são a melhor forma de informar familiares e amigos sobre o nascimento dos filhos.
28 de Agosto de 2013 às 15:13
Recém-nascido
Recém-nascido FOTO: Getty Images

Menos de uma hora depois de terem nascido, dois em cada três bebés já têm a sua fotografia publicada no Facebook. Segundo uma sondagem do site ‘Posterista’, que recolheu a opinião de 2367 pais de crianças com menos de 5 anos, o Facebook é a rede social eleita para publicar as felizes notícias sobre os filhos.

O objectivo da sondagem é descobrir o impacto das redes sociais na forma como os novos pais partilham a informação sobre os descendentes. E a descoberta é impressionante: 57,9 minutos é, em média, o tempo que separa o nascimento de um filho e a publicação da sua primeira fotografia na Internet.

Em resposta à pergunta sobre quem publica as fotografias, 62% dos pais confessa serem eles mesmos, 22% diz que foram outros familiares e apenas 16% afirma que foram os amigos a publicar. No que diz respeito às redes sociais, o Facebook é a preferida de 77% dos inquiridos, seguindo-se o Instagram com 48% e do Flickr com 32%.

Dos pais inquiridos, 64% confessa publicar fotografias dos filhos mais de três vezes por semana, enquanto 21% admite que publica menos de três vezes por mês. Apenas 6% afirma que nunca publicou tais imagens.

A principal razão apontada para os pais publicarem rapidamente as fotos dos filhos nas redes sociais é simples e foi dada por 56%: é a melhor forma de manter informados os familiares e amigos mais distantes. A segunda razão, apontada por 49% dos inquiridos, é a melhor forma de expressarem o amor que têm pelos filhos. Já 34% acham que esta é a melhor forma de armazenar recordações, 28% defendem que esta é uma ótima forma de gravar os primeiros anos das crianças e 22% confessam sentir-se orgulhosos perante as fotografias que outros pais publicam.

O co-fundador do site, Marc Phelps, afirma que os resultados da sondagem mostram o aumento exponencial do impacto das redes socais nos últimos 5 anos. Três quartos dos inquiridos admitem que a história à volta das fotografias do mais recente membro da família real britânica fez aumentar as fotografias publicadas dos seus próprios filhos.

Facebook fotografias bebés recém-nascidos família
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)