Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
5

Bitcoin perto de atingir os 10 mil dólares

Moeda virtual está a bater recordes. Ethereum também apresenta crescimento impressionante.
Daniela Espírito Santo 27 de Novembro de 2017 às 14:33
Bitcoin
Bitcoin
Bitcoin
Bitcoin
Bitcoin
Bitcoin
Bitcoin
Bitcoin
Bitcoin
A moeda virtual Bitcoin está prestes a bater o recorde histórico dos dez mil dólares, situando-se, neste momento perto dos 9700 dólares (cerca de oito mil euros). 
Segundo o jornal El Economista, o valor desta criptomoeda subiu cerca de 40% nas últimas duas semanas, debaixo de um forte movimento especulativo. 
No entanto, esta não é a única divisa virtual que apresenta bons resultados nos últimos dias: também a ethereum, tida por muitos como a próxima Bitcoin, alcançou o valor de 485 dólares (405 euros), de acordo com os dados do CoinMarketCap (https://coinmarketcap.com/), onde é possível ver a cotação atual das diversas moedas virtuais existentes.
A "culpa" desta valorização está no mercado japonês, forte investidor neste novo mundo das criptomoedas, bem como da "entrada de investidores institucionais" de todo o planeta, explica um dos responsáveis da Gatecoin, uma bolsa de valores virtual para criptomoedas baseada em Hong Kong.
Este novo recorde deverá aumentar ainda mais a procura por esta moeda digital, pelo que se espera que a 'barreira' dos dez mil dólares seja só o começo. 
Recorde-se que a Bitcoin começou 2017 a valer menos de mil dólares e que o seu valor disparou de forma vertiginosa nas últimas semanas, especialmente a partir de outubro, altura em que passou a valer cerca de cinco mil dólares. 
O fim de semana de Dia de Ação de Graças, aliado à já popular altura de compras frenéticas da "Black Friday" podem ter ajudado a extrapolar estes números, que só têm como crescer com a "Ciber Monday", que hoje se assinala.
O mercado das criptomoedas tem ganhado tração ao longo dos anos e, neste momento, movimenta cerca de 285.000 milhões de dólares. Destes, a Bitcoin representa cerca de 151.000 milhões. 
No entanto, e apesar dos números, ainda são muitas as vozes que criticam as divisas digitais, acreditando que não passam de uma fraude envolta numa gigantesta bolha financeira, que deverá explodir a qualquer momento. O certo é que são cada vez mais os gigantes financeiros que vão entrando a medo neste 'mundo' e que vão aproveitando o negócio, com ou sem bolha especulativa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)