Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
5

Caminhada espacial termina com êxito

O astronauta norte-americano Michael Fincke e o russo Yuri Lonchakov concluíram com êxito, esta terça-feira, uma inspecção exterior ao casco da Estação Espacial Internacional (ISS) que durou cinco horas e meia.
23 de Dezembro de 2008 às 12:13

Com o objectivo de medir o potencial electromagnético em volta do segmento russo da estação, os dois homens montaram no casco uma sondam, de forma a pedir o potencial electromagnético, e retiraram o segundo dos três contentores do dispositivo científico Biorisk-MSN, montados em meados de 2007.

 

Os especialistas defendem que a acção dos pólos electromagnéticos poderá ter activado antecipadamente um dos pernos explosivos do módulo de descida Soyuz noutras missões. A ISS é um projecto de 100 mil milhões de dólares e que conta com a participação de 16 países.

 

Os intervenientes instalaram no exterior do módulo russo Zvezdá um dispositivo científico para as experiências EXPOSE-R e Impuls. A EXPOSE-R em que participam a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Russa é um projecto que visa tentar compreender melhor o comportamento dos materiais orgânicos no vazio do espaço.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)