Não é nada. Entalei-me no banco do carro e estou só magoada”, foi a explicação dada por Manuela Maria ao médico no dia em que se deslocou a uma clínica particular para fazer uma mamografia. Pouco depois abandonava o local com um diagnóstico de cancro da mama e 15 dias mais tarde estava a ser operada.<BR>Dezoito anos depois de ter ultrapassado o problema, a actriz de 72 anos reconhece que nunca pensou que enfrentaria essa doença. “Estava sempre alerta em relação a esta questão, tinha uma rotina, fazia apalpação e todos os exames de rotina, mas como prevenção e nunca me passou pela cabeça que isto me pudesse acontecer”, recorda ao CM.
Um dia, ao fazer uma manobra no seu automóvel, deu uma leve pancada no peito, que inchou, facto que a levou a procurar o médico. “Fui por minha iniciativa fazer uma mamografia só porque tinha o peito dorido”, recorda.
A actriz encarou o que lhe estava a suceder com optimismo, vendo o cancro como “um desafio que tinha de ultrapassar, pois um cancro não é sinónimo de morte, mas sim de luta”. “Nunca pensei negativamente”, acrescenta. “Não precisei de fazer tratamentos e 15 dias depois da operação já estava a trabalhar. Continuei com tournées, televisão, teatro e tudo ao mesmo tempo.”
RECUSA DO TABU
Manuela Maria considera que o sucesso da sua recuperação ficou a dever-se sobretudo “à rapidez com que tudo se processou”, pelo que aconselha a todas a mulheres a terem uma atenção especial aos indícios de que a doença pode existir. “Nestes casos o tempo é precioso e aconselho a todas as mulheres rapidez”, disse ao CM.
Devido às várias iniciativas em que tem participado, Manuela Maria é muitas vezes procurada por mulheres com o mesmo problema, às quais aconselha “a não terem medo e a recorrerem ao médico logo à primeira indicação de que algo não está bem”. A actriz diz ter “um imenso respeito por todas as mulheres”, mas considera “um grande disparate não realizar os exames de rotina, que tiram qualquer dúvida e podem fazer toda a diferença”.
Admitindo que “cada caso é um caso e que cada pessoa sente o problema à sua maneira”, julga ser importante “não fazer disto um tabu”. “Divulguei o meu problema em público oito dias depois da operação numa entrevista feita pelo Herman José”, recordou ao CM.
Manuela Maria nasceu a 26 de Janeiro de 1935. Estreou-se no teatro de revista em 1958, tendo participado em comédias nos teatros do Parque Mayer. Participou em diversos filmes, de 1968 a 1994, e é actriz regular na televisão, onde participa em novelas e séries. Actualmente faz parte da direcção da Casa do Artista, continuando activa no teatro e televisão. Foi casada com o actor Armando Cortez.
COMUM ENTRE AS MULHERES
O cancro da mama é o mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele) e corresponde à segunda causa de morte do foro oncológico no sexo feminino. Esta é uma das doenças com maior impacto na sociedade, não só por ser frequente – e muitas vezes fatal – mas também porque agride um órgão com simbolismo ao nível da maternidade e feminilidade. Não é conhecida uma causa específica para este tipo de cancro, mas está associado a diversos factores de risco como a idade, o historial de casos na família, alterações genéticas ou consumo de bebidas alcoólicas. Os exames de rastreio e um diagnóstico precoce são factores essenciais para aumentar o sucesso no tratamento da doença.
NÚMEROS
São detectados anualmente cerca de 4500 novos casos de cancro da mama em Portugal, sendo que 1500 mulheres morrem da doença. Uma em cada dez mulheres vai desenvolver este tipo de cancro ao longo da vida. A taxa de sobrevivência é de 95 por cento se for detectada nos primeiros cinco anos.
HOMENS
Cerca de um por cento de todos os cancros da mama em Portugal atinge homens. Embora grande parte da informação divulgada sobre a doença lhes seja também aplicável, estes continuam pouco atentos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.