Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
2

CERN descobre ‘Deus’

A razão pela qual tudo existe no universo, de um simples grão de areia a planetas, será explicada hoje no CERN – Centro Europeu de Investigação Nuclear, na Suíça, quando for revelada a existência do Bosão de Higgs, vulgarmente conhecido por ‘Partícula de Deus’.
4 de Julho de 2012 às 01:00
O CERN fica localizado na fronteira entre a França e Suíça
O CERN fica localizado na fronteira entre a França e Suíça FOTO: direitos reservados

Presentes no evento, marcado para esta manhã, estarão alguns dos principais investigadores mundiais da área da Física de partículas, entre os quais o próprio Peter Higgs. Este físico teórico britânico foi, na década de 60, o primeiro a procurar explicar as razões de todas as partículas terem massa. Desde então, a procura desse mecanismo - Bosão de Higgs - tem sido um dos principais objectivos da investigação nuclear. Para anunciar a existência da ‘Partícula de Deus', as experiências ATLAS e CMS (pesquisadores subatómicos), do Grande Colisionador de Hadrões do CERN, necessitam de um grau de certeza de 99,99994 por cento.

Nesta pesquisa, que consiste em fazer colidir protões, participam cerca de 50 investigadores portugueses nas experiências ATLAS e CMS. "O Bosão de Higgs é uma partícula essencial que está na origem da massa de todas as outras partículas", explica Agostinho Gomes, professor da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa e investigador no ATLAS.

CERN SUÍÇA FRANÇA DEUS UNIVERSO INVESTIGAÇÃO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)