Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
6

Ciência on-line custa 50 mil €

A ‘WikiCiências’, primeira plataforma científica on-line dirigida a alunos e professores dos ensinos básico e secundário, tem já cerca de 300 artigos disponíveis para consulta e mais de 400 em processo de edição e revisão.
31 de Maio de 2011 às 00:30
José Ferreira Gomes, coordenador do projecto, e Manuel Carmelo Rosa, director do Serviço de Bolsas da FCG
José Ferreira Gomes, coordenador do projecto, e Manuel Carmelo Rosa, director do Serviço de Bolsas da FCG FOTO: Mariline Alves

A nova plataforma em língua portuguesa, apresentada ontem na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), funciona como uma enciclopédia que pretende oferecer aos alunos um conjunto de artigos que se relacionam com o programa educacional das disciplinas científicas leccionadas nas escolas.

Com artigos sobre Matemática, Biologia, Química ou Física, o "objectivo é melhorar a prática pedagógica e ajudar alunos e professores", salientou o coordenador do projecto, José Ferreira Gomes.

O responsável explicou que o projecto deverá é reunir cerca de mil artigos "que possam vir a servir também alunos do ensino universitário". No âmbito do projecto, a Fundação Calouste Gulbenkian já investiu cerca de 50 mil euros em bolsas para os investigadores do projecto.

Na sessão, foram ainda entregues os prémios Casa das Ciências, a dez projectos realizados por professores, dois dos quais no valor de dois mil euros.

CIÊNCIAS WIKICIÊNCIAS BASE DE DADOS ALUNOS CONSULTA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)