Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
1

Cientistas criam rim a partir de células estaminais

Órgão tem o tamanho aproximado de um feto com cinco semanas.
16 de Dezembro de 2013 às 14:00
ciência, avanço, cientistas, saúde, investigação, estudo, austrália
ciência, avanço, cientistas, saúde, investigação, estudo, austrália FOTO: Getty Images

Uma equipa de cientistas australianos conseguiu desenvolver em laboratório um rim, a partir de células estaminais. O órgão, com o tamanho aproximado de um feto de cinco semanas, foi criado com recurso a um molde, onde as células estaminais foram misturadas com moléculas necessárias ao seu crescimento natural.

De acordo com os responsáveis pela investigação, trata-se de um rim "menor que o de um adulto", contudo representa já um "grande avanço" em relação aos estudos feitos até agora. Melissa Little, uma das investigadoras, referiu ao canal ‘ABC' que o conjunto de células produzido é mais complexo do que inicialmente se previa. Segundo a investigadora, neste estudo tentavam apenas produzir um tipo de células, mas as várias pesquisas efetuadas provaram que era possível criar dois tipos de células de um rim.

Embora ainda seja cedo para utilizar estes órgãos em transplantes, a equipa responsável pelo projeto acredita que o avanço pode revelar-se útil para testar novos medicamentos e procedimentos médicos, melhorando assim a eficácia no tratamento de doenças que afetam os rins.

ciência avanço cientistas saúde investigação estudo austrália
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)