Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
7

Cientistas israelitas preparam vacina contra o cancro

Investigadores da Universidade de Telavive (Israel) e da farmacêutica Vaxil Biotherapeutics estão a fazer os primeiros testes de uma vacina que 'ensina' o organismo humano a detectar e combater células cancerígenas.
9 de Abril de 2012 às 17:59
A Vaxil Biotherapeutics está a desenvolver uma vacina terapêutica
A Vaxil Biotherapeutics está a desenvolver uma vacina terapêutica FOTO: D.R.

Destinada sobretudo a pacientes aos quais foram detectados pequenos tumores e aos que já foram submetidos a cirurgias, a terapêutica incide sobre uma molécula que existe em 90 por cento dos tumores cancerígenos.

Segundo o 'Daily Telegraph', os primeiros ensaios clínicos mostram que, devido ao aproveitamento de parte da molécula MUC1, a vacina consegue levar o sistema imunitário a reconhecer as células cancerígenas enquanto uma ameaça, dedicando-se assim a eliminá-las. 
 
Em comunicado, a Vaxil Biotherapeutics garantiu que a vacina "gerou uma resposta imunitária robusta e específica em todos os pacientes após apenas duas a quatro doses".

Apesar de os resultados ainda não terem sido publicados, se os próximos estudos confirmarem os bons resultados até agora observados, a vacina poderá ser disponibilizada dentro de seis anos.

Vacina do Cancro Cancro Células cancerígenas Doença oncológica Ensaio clínico Jerusalém Telavive
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)