Saiba como manter realmente privadas as imagens que só devem ser partilhadas com a sua cara-metade.
Fotos de famosas nuas chegam à Internet
A Internet ‘explodiu’ nas últimas 72 horas com a divulgação das imagens e vídeos de dezenas de atrizes, modelos e atletas nuas, ou seminuas, sem a autorização das mesmas. Apesar de ainda não ser conhecida a forma como tudo aconteceu, uma coisa é certa: os ficheiros privados que estas mulheres pensavam estar em segurança estão agora acessíveis a toda a gente, através de um clique.
Saiba, por isso, como manter privados, no seu computador, os ficheiros que guardam momentos da sua intimidade.
A REGRA DE OURO QUE NINGUÉM QUER CUMPRIR
Só quem tira fotografias do seu corpo nu é que corre o risco de dias, semanas, meses ou até mesmo anos depois ver-se a si mesmo em algum site de cariz pornográfico. No entanto, fotografar ou filmar um momento íntimo com a nossa cara-metade, para mais tarde recordar e até dar origem a novas brincadeiras, é algo que seduz muita gente. Aqui ficam alguns conselhos úteis para não ficar receoso de ver estes conteúdos serem partilhados na Internet sem o seu consentimento.
NÃO PARTILHE IMAGENS SUAS NU NA INTERNET
É a regra mais básica deste tutorial, mas demasiada vezes é ignorada. Não use o smartphone para tirar uma selfie sem roupa, em frente a um espelho, que ficará junto das restantes imagens do dia-a-dia e prestes a entrar no Instagram, Facebook e Twitter ao mesmo tempo a partir de um botão. E mesmo usando o Snapchat, serviço que permite enviar imagens que, supostamente, se autoeliminam ao fim de 1 a 10 segundos, há formas de recuperar essas imagens.
Se quiser tirar fotos íntimas, com qualidade e segurança, use uma câmara fotográfica. Não consegue enviar nada por engano da máquina para a Internet. Ou então torne-se no Leonardo DiCaprio, em ‘Titanic’, e dê azo à criatividade com lápis e papel. É 100% impossível partilhar por engano um desenho em papel na Internet.
Mas nem Jennifer Lawrence, nem Brie Larson, nem Kate Upton partilharam as suas imagens. Por isso, o melhor que tem a fazer às suas selfies nuas é mantê-las no computador, não em nenhum site, e encriptar esses ficheiros. Guarde as fotografias de forma a que seja o único a ter acesso a elas, através de uma palavra-chave que permita descodificar o código. Softwares como o AxCrypt ou o BitLocker permitem fazer isso facilmente.
MAS SE TIVER DE GUARDAR FOTOS ÍNTIMAS NA INTERNET…
…Pense mesmo duas vezes antes de o fazer. Há alguma razão para guardar fotos íntimas na ‘Cloud’? Se acredita que sim, então ative a funcionalidade da verificação a dois passos. Aliás, nem faça isso só para imagens íntimas ou documentos importantes, faça para tudo. Este sistema faz com que só seja possível aceder ao ficheiro ao introduzir uma segunda password, processo que anula os sistemas automáticos que correm bases de dados das potenciais vítimas.
E depois, claro, encripte os ficheiros. Se carregar para a Cloud as imagens encriptadas, ainda mais difícil será serem alvo de roubo cibernético. Neste caso pode usar o serviço gratuito Boxcryptor, que protege os ficheiros desta forma enquanto os guarda na Dropbox ou na iCloud.
APAGAR IMAGENS PODE NÃO SER DEFINITIVO
Sabe quem é que também usou a opção de ‘Apagar’ no iPhone? A atriz Mary Elizabeth Winstead, ou ‘Ramona’ em ‘Scott Pilgrim contra o Mundo’, uma das vítimas deste leak de imagens roubadas de celebridades. As imagens que ela tirou com o marido são de 2012 e, apesar de entretanto terem sido eliminadas, cá estão elas, dois anos depois. Porquê?
A não-tão-conveniente opção de enviar imagens automáticas para a iCloud, a partir da aplicação do Instagram, pode ser muito boa para ter os ficheiros de reserva que apagar por engano. Mas isso cria automaticamente cópias do mesmo ficheiro na conta do Instagram, no smartphone, na Cloud e em todos os dispositivos configurados para essa opção e obriga a que seja eliminado manualmente em cada um deles. Por isso apagar o original não é sinónimo de apagar tudo o que existe.
1 / 22
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.