Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
5

Empregado de mesa robótico é uma realidade

Uma cadeia de restaurantes de sushi no Reino Unido introduziu 'quadcopters' como empregados de mesa. Acabaram-se as gorjetas
10 de Junho de 2013 às 16:40
Os novos empregados também não perdem tempo com idas à casa de banho ou pausas para fumar
Os novos empregados também não perdem tempo com idas à casa de banho ou pausas para fumar FOTO: d.r.

Os restaurantes de comida japonesa aparentam estar na vanguarda da inovação tecnológica na área da restauração.

A Yo! Sushi é a marca responsável por aplicar 'quadcopters' na entrega de comida ao cliente, depois de também terem sido os restaurantes japoneses a apresentar a todos nós o tapete rolante onde circulam os diferentes pratos de comida.

Mas poderá esta inovação de uma única cadeia de restaurantes de sushi no Reino Unido tornar-se numa ferramenta permanente em todos os restaurantes?

Em teoria, manter uma gama de 'quadcopters' a funcionar seria mais barato que ter uma equipa de empregados de mesa na folha de ordenados, mas não será por isso que estes aparelhos ameaçam a existência humana neste serviço. É que precisam de ser pilotados para levarem a gama de peixes, crustáceos ou moluscos até ao cliente.

A visão que o piloto terá a partir da máquina

Caso estes robôs voadores se propaguem para todo o tipo de cadeias alimentares, por um lado, poderá ser muito engraçado ver um destes aparelhos a trazer-nos a comida à mesa e nem terá de lhe dar gorjeta. Mas, por outro, não nos adiantará de nada pedir ao 'quadcopter' que leve o bife pedido a grelhar mais uns minutos ou pedir para passar a sopa para o nosso filho.

Por enquanto, os empregados de mesa robóticos são apenas usados para promover um dos menus promocionais dos restaurantes de hambúrgeres da marca mas, se estes não desaparecerem no céu, poderemos estar perante o futuro.

Outra forma de usar 'quadcopters' é equipá-los com câmaras e pô-los a aceder a sítios em que é demasiado perigoso para o ser humano chegar.

restaurante sushi Reino Unido quadcopter robô empregado de mesa restauração gorjetas comida
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)