Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
2

Espaço: EUA na rota do satélite descontrolado

A agência espacial norte-americana recuou e coloca agora os Estados Unidos como um dos possíveis locais para o impacto do satélite UARS, que deverá entrar ainda esta sexta-feira desgovernado na atmosfera terrestre.
23 de Setembro de 2011 às 19:16
NASA prevê que satélite atinja o planeta este sábado
NASA prevê que satélite atinja o planeta este sábado FOTO: EPA

Na última actualização da NASA, os técnicos que estão a acompanhar a descida reavaliaram a trajectória do UARS e prevêem que atinja o planeta este sábado [amanhã].

A imprevisibilidade de cálculo do local e hora exactos, para o impacto dos detritos do satélite na terra, deve-se às alterações na espessura da atmosfera e as sucessivas mudanças de trajectória. Em cada 90 minutos, o UARS completa uma órbita à volta do planeta, o que torna impossível indicar com exactidão um local.

“A trajectória mudou e, aparentemente, está a diminuir a sua velocidade. Há uma pequena probabilidade que os detritos que resistam a entrada na atmosfera atinjam os Estados Unidos”, pode ler-se no site da Nasa.

Assim que o satélite reentre na atmosfera terrestre, a cerca de 80 quilómetros de altitude, o UARS começa a desintegrar-se. Apenas as peças mais resistentes – os modelos de cálculo apontam para 26 – vão atingir o solo terrestre.

UARS NASA Satélite Estados Unidos Descontrolado
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)