Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
1

Estudo da Universidade do Minho recebe Prémio Pulido Valente

O Prémio Pulido Valente Ciência 2010 foi atribuído a uma equipa da Universidade do Minho, que demonstrou os efeitos negativos da revacinação com BCG em infectados com o agente da tuberculose.
8 de Fevereiro de 2011 às 20:48

Em comunicado enviado às redacções, a Universidade do Minho anuncia a atribuição do prémio - pela Fundação Francisco Pulido Valente, em cooperação com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia - a um artigo do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde daquela instituição, "considerado o melhor na área de inflamação e imunidade".  

O Prémio Pulido Valente Ciência 2010 - que visa estimular a investigação de académicos com menos de 35 anos - distinguiu um artigo que já tinha sido premiado, em setembro, pela Sociedade Portuguesa de Imunologia.  

A investigação foi publicada no ‘Journal of Experimental Medicine’. 

A equipa "demonstrou que a revacinação com BCG tem um efeito negativo em indivíduos infectados com o agente da tuberculose".  

O comunicado explica ainda que "a vacinação com BCG confere protecção por um período de tempo limitado e não é 100 por cento eficaz na protecção contra a tuberculose e, por isso, novas estratégias de vacinação têm vindo a ser consideradas pela comunidade científica".  

Esta investigação procura "avançar o conhecimento sobre o fenómeno de Koch, que é central e histórico nas doenças infecciosas".  

ciência bcg universidade minho saúde tecnologia ciência
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)