Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
1

Facebook copiou sem autorização lista de contactos de email de 1,5 milhões de pessoas

Rede social de Mark Zuckerberg anunciou que vai apagar os dados recolhidos e notificar os utilizadores afetados.
18 de Abril de 2019 às 13:51
Facebook
Facebook
Facebook, internet
Facebook
Facebook
Facebook, internet
Facebook
Facebook
Facebook, internet
O Facebook copiou, "sem intenção" e sem autorização a lista de contactos de email de 1,5 milhões de utilizadores da rede social. Segundo um porta-voz da empresa, citado pelo The Guardian, os contactos foram descarregados pelo Facebook quando os utilizadores inseriam o email com o qual faziam o login. Pouco depois, começavam a ver importados os seus contactos para a rede social sem que tivessem dado permissão específica.

A rede social de Mark Zuckerberg anunciou que vai apagar os dados recolhidos e notificar os utilizadores afetados.

"No mês passado, deixámos de pedir a password do email como opção de verificação às pessoas que se registavam na plataforma pela primeira vez", disse o porta-voz. "Quando olhámos para os passos que as pessoas estavam a dar para verificarem as suas contas, percebemos que, nalguns casos, os contactos de email estavam a ser copiados não intencionalmente quando criavam as contas". O responsável explicou ainda que o Facebook estima que cerca de 1,5 milhões de emails tenham sido copiados.

"Esses emails não foram partilhados com ninguém e estamos a apagá-los. Resolvemos este problema e estamos a notificar as pessoas cujos contactos foram importados. Os utilizadores também podem rever e gerir os contactos que partilham com o Facebook nas definições da sua conta", declarou.

Em março deste ano, a rede social admitiu em comunicado ter guardado milhões de palavras-passe de acesso ao Instagram e ao Facebook - num ficheiro a que 20 mil funcionários tinham acesso.
Instagram Facebook Mark Zuckerberg artes cultura e entretenimento Internet
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)