page view

Google revoluciona a forma de ver televisão em casa

Chromecast é um dispositivo wireless que permite ligar a televisão ao computador, tablet e smartphone.

13 de agosto de 2013 às 08:16

A Google anunciou o seu mais recente produto, o Chromecast, há cerca de duas semanas. Este é um dispositivo sem fios que se liga nas televisões com acesso HDMI de qualquer lar e que permite, através de uma rede Wi-Fi, transmitir na nossa televisão tudo o que está a acontecer no computador, ou no tablet, ou no smartphone.

Desta forma, poderá ver vídeos online no conforto do sofá da sala de estar, em frente ao monitor onde costuma ver o Despertar CM durante as manhãs de 2ª a 6ª ou o Mundo Louco aos finais de tarde dos fins-de-semana, que irão correr através do computador que tem no escritório de casa.

Por enquanto, a oferta multimédia centra-se nos portais Vimeo, YouTube, Netflix e Google Play, mas outras plataformas deverão ser anunciadas em breve. Já para não falar que poderá navegar na Internet através da sua televisão.

E se pensa que como acontece na maioria dos produtos Google, que é preciso trabalhar com tudo à base de sistemas operativos desta marca, seja com dispositivos Android ou ter de usar o navegador Chrome, está errado.

O Chromecast corre em qualquer sistema operativo e parece ser tão fácil de usar como uma pantufa, na medida em que basta enfiar e está pronto a usar. Sendo que o nosso pé, neste caso é o dispositivo Chromecast e a pantufa a nossa televisão.

Para além disso, segunda a Google, o emissor servirá também de comando, ou seja, o aparelho que está a transmitir o vídeo para a televisão, poderá servir para controlar as nossas ações.

Atualmente apenas está disponível nos Estados Unidos, por 35 dólares (26 euros) e não se sabe quando poderá chegar à Europa. Esta é a resposta da Google às hipóteses rivais, como Apple TV ou Roku3, ambas bem mais caras que este 'low cost' Chromecast.

Apesar de ser um produto revolucionário num futuro próximo dos utilizadores de Internet e consumidores de televisão, ou seja, praticamente toda a gente, há no entanto um dispositivo que atualmente supera este HDMI sem fios que é...

... um verdadeiro cabo HDMI.

Se o Chromecast chegar a Portugal com o preço atual de venda nos EUA, ou seja, bastante barato, mesmo assim será alguns euros mais caros do que a maioria dos cabos HDMI. E, funcionando através de uma rede sem fios, a transmissão de conteúdo multimédia será mais lenta e propensa a falhas do que se for feita através do tradicional cabo.

A grande vantagem da ligação HDMI sem fios que o Chromecast permite é mesmo não ter um cabo que atravessa a nossa casa a fazer a ligação entre a televisão e o computador ou o tablet. Já para não falar que é raríssimo o smartphone que possui uma ligação HDMI.

Agora resta esperar para que este dispositivo chegue a Portugal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8