Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
9

Hormona na génese do tumor

A hormona sexual feminina, progesterona, parece contribuir para a progressão do cancro da mama por estimular a sua irrigação, através da formação de novos vasos. Esta é a conclusão de um estudo de três investigadoras da Universidade do Porto, publicada recentemente numa revista científica norte-americana.
13 de Dezembro de 2006 às 00:00
“Verificámos que a progesterona induzia a disseminação dos vasos sanguíneos que circundam o tumor e estimula a célula tumoral ”, disse ao CM a investigadora Raquel Soares, do departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
Este estudo permite aferir que caso os vasos do tumor forem bloqueados, o cancro não consegue obter oxigénio nem nutrientes para conseguir crescer. As investigadoras estão a tentar aplicar os conhecimentos resultantes da investigação para encontrar uma solução terapêutica para o cancro da mama.
“Estamos a aplicar isto a um fármaco que já existe mas que ainda não foi testado a este tumor. Os resultados parecem ser positivos”, disse a mesma investigadora.
O projecto foi desenvolvido com um orçamento de cinco mil euros em colaboração com mais duas cientistas, Susana Guerreiro, também da FMUP, e Mónica Botelho, do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)