Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
3

Investigador português distinguido

Um investigador da Universidade de Aveiro (UA) foi distinguido pela instituição internacional de engenharia electrotécnica pelos seus trabalhos na área dos sistemas de comunicação sem fios.
24 de Janeiro de 2007 às 19:48
José Carlos Pedro, investigador e docente do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da UA, foi distinguido com o título de 'Fellow Member', pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), pelo seu contributo na área de 'análise da distorção não linear dos dispositivos e circuitos de radiofrequência e microondas'.
Para este título, contribuiu todo o trabalho desenvolvido pelo investigador português no campo da análise e projecto de circuitos de RF (radiofrequência) e microondas não lineares.
Trata-se de uma área de investigação científica que tem vindo a ganhar importância na concepção dos modernos sistemas de comunicações sem fios.
Entre estes, contam-se as redes de comunicações móveis de voz e dados, as redes de computadores sem fios ou os sistemas de comunicações por satélite.
De acordo com a UA, os resultados obtidos da compreensão e minimização da distorção não-linear têm-se revelado «determinantes» na melhoria da relação entre o uso do espectro de rádio e das fontes de energia disponíveis.
Ou seja, proporciona economia na ocupação do espectro e permite um menor consumo da bateria de um telemóvel, por exemplo, explica a universidade em comunicado.
O IEEE é uma organização sem fins lucrativos, que se encontra em mais de 150 países, direccionada sobretudo para áreas como sistemas aeroespaciais, computadores e telecomunicações, engenharia biomédica, energia eléctrica e consumidores eléctricos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)