O novo sistema operativo para iPhone e iPad chega em setembro.
O aguardado sistema operativo iOS 9, para iPhone e iPad, já pode ser utilizado na versão beta. Até setembro, data de lançamento, os clientes da Apple podem testar as novidades – muitas delas não foram apresentadas na conferência WWDC, da marca da maçã, em junho. Saiba o que muda nesta nova versão e conheça em pormenor funcionalidades gerais, aplicações, inteligência artificial, as melhorias na caixa de e-mail e na utilização da câmara.
Funcionalidades Gerais
Com o iOS 9 instalado, os equipamentos terão maior autonomia graças ao modo bateria fraca, que impede a atualização automática da caixa de e-mail e das aplicações, e que emite um alerta mudando a cor da bateria para amarelo. Mas há mais: se, por exemplo, o iPhone estiver pousado para baixo, o ecrã não acende ao receber uma notificação. Sempre que a carga descer aos 20% e depois aos 10%, esta funcionalidade sugere a sua ativação. A sugestão de upgrades passa a ter como opções que se faça "à noite" ou "quando uso menos o iPhone".
A atualização também reforça a segurança. O sistema já permite palavras-passe (passwords) com seis dígitos, mas pode sempre optar pela simples, de quatro números. Outro dos pontos fortes é o espaço de memória ocupado pelo iOS 9: precisa de 1.3 GB disponíveis no iPhone para fazer a instalação, ao invés dos 4.3 GB do iOS 8.
A funcionalidade Continuity – introduzida no iOS 8 –, que permite usar um computador Mac ou um iPad, na mesma rede Wi-Fi, como extensão do iPhone para receber chamadas, foi também atualizada. Passa a chamar-se Continuity over Cellullar e permite que as chamadas sejam atendidas em Macs ou iPads, emparelhados ao iPhone, em qualquer lugar ou rede.
A aplicação Move facilita mudar de smartphone: ajuda na importação de contactos, contas de e-mail, calendários, fundos de ecrã, mensagens, imagens, fotografias, vídeos, favoritos da Web, músicas, livros e contas de outra aplicações (como Facebook ou Twitter). Há ainda novidades nas funções do teclado, deixando de ser visível, por exemplo, a letra em tamanho maior sempre que se carrega na tecla correspondente. No caso das notificações, como as de mensagens das redes sociais ou SMS, estas passam a ser aglomeradas, como opção.
Aplicações
News: a Apple vai introduzir a nova aplicação de notícias. De entre as várias publicações, nacionais e internacionais, o telefone junta histórias e conteúdos noticiosos que possam interessar ao utilizador.
Notas: a aplicação nativa do sistema operativo tem novas funcionalidades de lista de afazeres, fotos, mapas, links e também permite desenhar.
Mapas: Nos Estados Unidos, a aplicação já inclui os horários disponíveis dos transportes públicos. Não se sabe se esta função chega a Portugal já em setembro.
Siri: a assistente personalizada da Apple recebe comandos de voz mais específicos. Pode pedir-lhe para mostrar uma fotografia ou um vídeo de um dia ou evento específico. Se está a ler uma mensagem, e-mail ou página na Internet e precisa de interromper, a Siri lembra mais tarde através de uma notificação com o link direto.
Apple Pay: o pagamento com cartões de crédito e débito associados ao iPhone é mais fácil a partir do iOS 9, deixando de ser necessário desbloquear o telemóvel. Basta carregar duas vezes no botão Home. Esta aplicação não estará, para já, disponível em Portugal.
Pesquisa: O menu desta funcionalidade dá-lhe resultados para além dos conteúdos que tem no iPhone, ou seja, pode pesquisar resultados de jogos, tempo, bolsas, cálculos, conversões de moeda e de unidade, e documentos guardados na iCloud.
Health Kit: a aplicação de saúde pode agora mostrar os gráficos na horizontal. Tem novas funcionalidades para as mulheres, como uma secção de saúde reprodutiva, para inserir variáveis como a menstruação, ovulação, resultado do teste de gravidez e a qualidade do muco cervical.
Câmara: pode agora escolher se quer gravar vídeo a 30 ou a 60 frames por segundo e até em slow-motion.
Definições: o menu das definições suporta agora pesquisa, para encontrar rapidamente o que quer.
Outros: a aplicação Podcasts foi renovada. O modo leitor, no Safari, permite escolher que tipo de letra e cor do fundo deseja. As palavras-passe guardadas no Safari são agora protegidas por Touch ID (impressão digital).
Inteligência Artificial
O iOS 9 representa também um novo "cérebro" no seu iPhone. A Siri funciona agora como assistente proativo que disponibiliza sugestões de aplicações, tendo em conta a hora do dia e a localização do utilizador. Por exemplo, quando ligar os auscultadores ao dispositivo, este sugere-lhe automaticamente a última música que estava a ouvir. Também reconhece através do GPS, se está no ginásio, às compras, ou a relaxar em casa, recomendando-lhe uma playlist de acordo com esse momento do dia.
A aplicação de e-mail da Apple também foi renovada. Agora, pode marcar e escrever em ficheiros PDF, gráficos e fotos. Ao editar o anexo de um e-mail tem quatro hipóteses: desenhar, ampliar, texto e assinatura. Desta forma pode rabiscar, circular ou desenhar setas e esquemas, aumentar uma parte do anexo, inserir uma caixa de texto ou uma assinatura guardada num computador Mac. É possível também guardar anexos diretamente na iCloud e as opções Marcar todosMover todosApagar todos
No Mail, quando copia ou reenvia uma mensagem, o iOS 9 sugere-lhe contactos a quem envia recorrentemente textos copiados – o mesmo acontece quando preenche o campo assunto com repetições. As mensagens e e-mails de confirmação de reservas de voos ou restaurantes passam a ser reconhecidas pelo sistema, que propõe automaticamente um evento no calendário.
Quando recebe uma chamada de um número desconhecido, o iOS 9 procura um número que coincida nos seus contactos de e-mail e exibe-o, caso encontre correspondência.
Câmara
Ainda não se sabe como será a câmara do próximo iPhone, mas o sistema operativo que se segue já traz novidades. Pode anexar 15 fotos a um e-mail, fazer zoom enquanto grava um vídeo, bem como desligar ou ligar a luz de captação de vídeo quando quiser. Na aplicação Fotografias, quando abre uma imagem, aparecem-lhe miniaturas das outras fotos em baixo, para facilitar a navegação.
A funcionalidade esconder, instroduzida no iOS 8 e que permite ocultar fotografias nas pastas Momentos, Coleções e Anos, permite agora escolher várias fotos, ao invés de uma de cada vez. Pode também selecionar mais do que uma imagem.
iPad
O iPad tem direito a funcionalidades específicas com a chegada do iOS 9, algumas delas há muito tempo pedidas pelos utilizadores, como é o caso do ecrã multitarefa. Com o novo sistema operativo pode dividir o ecrã do iPad em dois e trabalhar simultaneamente em duas aplicações.
Surgem novidades também quando está a escrever um texto, com opções de formatação básica e de edição (corte, copia e cola) disponíveis na barra de sugestões. Se arrastar dois dedos ao longo do teclado no ecrã, este passa a funcionar como rato trackpad, para selecionar, editar ou mover texto mais rapidamente. Os teclados Bluetooth passar a poder usar atalhos.
Novo iPhone em setembro?
As novas funcionalidades do sistema operativo já estão a entusismar os fãs da Apple ainda antes do lançamento da sua versão final. Muitos especulam até que o iOS 9 anteveja o lançamento para breve de um novo iPhone. Aliás, se o gigante tecnológico da maçã seguir o calendário habitual, tudo indica que o novo smartphone será apresentado em meados de setembro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.