Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
1

Kit permite construir você mesmo o seu computador

A empresa ‘Kickstarter’ criou um kit para construir um computador em casa.
25 de Novembro de 2013 às 18:52
A empresa ‘Kickstarter’ criou um kit para aprender a construir um computador.

Kano é um kit de computador desenhado para ajudar as pessoas de qualquer idade a montar um computador do zero, e ainda ensina as bases da linguagem de código e de programação.

Jonathan Molver, director da escola primária 'King Solomon Academy', acredita que “estamos a dirigir-nos para um era onde a linguagem de código e a programação, a linguagem dos computadores e a sua infraestrutura vai ser uma língua essencial para as crianças. (…) É vital dar às crianças as ferramentas e capacidades para elas terem sucesso”, afirma o diretor.

Alimentado por um módulo de computação Raspberry Pi, o kit inclui dois manuais de instruções, uma caixa, um cartão SD de 8GB, um teclado, uma coluna de som, um cabo de alimentação e os cabos HDMI e mini-USB. Veja o vídeo no final do artigo para ficar a saber como funciona o Kano.

Para a componente de codificação, a equipa da Kickstarter desenvolveu o Kano OS, uma distribuição do Debian Linux, assim como do Kano Blocks, uma dinâmica de programação visual que permite aos utilizadores desenvolver com blocos de código e depois os resultados saem em formato de Javascript ou Python, para o uso em programação de jogos ou noutras áreas.

O projeto começou com um simples livro inspirado em legos e manga, no ano passado. Para o nome, a equipa assumiu a alcunha do famoso instrutor de judo japonês, Kano Jigoro, como uma confirmação do seu papel de professor dedicado.

Lançado como um projeto Kickstarter, com o objectivo de garantir um financiamento de 100 mil dólares (74 mil euros), o projeto Kano já arrecadou mais de 580 mil dólares (429 mil euros).

O kit Kano, que custa 119 dólares (cerca de 88 euros), tem o lançamento mundial marcado para 14 de julho de 2014.

Kano informática computador contruir bases linguagem código programação EUA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)