Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
7

Mike Pompeo acusa Huawei de mentir sobre colaboração com Governo chinês

Os Estados Unidos e a China estão envolvidos num impasse negocial à volta de uma guerra comercial que dura há mais de um ano.
23 de Maio de 2019 às 14:34
Huawei
Huawei
Huawei
Huawei
Huawei
Huawei
Huawei
Huawei
Huawei
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse esta quinta-feira, numa entrevista televisiva, que a empresa chinesa de telecomunicações Huawei mente quando diz que não colabora com o governo chinês.

O Governo dos EUA decretou que a Huawei tem três meses para se adaptar até ficar impedida de utilizar tecnologia norte-americana, depois de ter sido colocada numa lista negra de empresas suspeitas de fazerem espionagem para o governo chinês.

A Huawei já por várias vezes negou utilizar os seus equipamentos, em particular de tecnologia de comunicações 5G, para aceder a informação confidencial de outros países e recusa a ideia de que colabora com o Governo chinês.

"Isso, simplesmente, não é verdade. Dizerem que não colaboram com o Governo chinês é uma declaração falsa", disse esta quinta-feira o chefe da diplomacia dos EUA, numa entrevista à estação noticiosa televisiva CNBC.

"O CEO da Huawei não está a dizer a verdade aos americanos e ao resto do mundo", afirmou Mike Pompeo, referindo-se a declarações do fundador da Huawei, Ren Zhengfei, que tem insistido na ausência de qualquer relação entre a empresa e o governo chinês, apesar de ele ter sido engenheiro do exército da China.

Os Estados Unidos e a China estão envolvidos num impasse negocial à volta de uma guerra comercial que dura há mais de um ano e que tem provocado a imposição de tarifas aduaneiras a milhares de milhões de importações de produtos entre os dois países.
5G Mike Pompeo Huawei EUA China política economia negócios e finanças diplomacia relações internacionais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)