Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
5

NASA às escuras com satélite

Russos e norte-americanos não estão de acordo em relação ao possível local de impacto das 26 peças do satélite UARS que está em rota de colisão com a Terra. O ministério da defesa russo aponta o impacto para as 22h00 de hoje, junto ao Mar de Coral, no Oceano Pacífico. Até ao fecho desta edição, a NASA ainda não arriscava um local nem hora de impacto.

23 de Setembro de 2011 às 01:00
NASA, SATÉLITE, QUEDA
NASA, SATÉLITE, QUEDA FOTO: EPA

O satélite está em queda descontrolada e a situação agrava--se ainda mais a partir do momento em que entra na atmosfera terrestre.

"Os cálculos para determinar o local de impacto são enormes. Tendo em conta que dá a volta à Terra em menos de 90 minutos, ele pode cair em qualquer lado", comentou ao CM o astrónomo José Matos, mantendo "reservas em relação à previsão russa".

Desactivado em Dezembro de 2005, o UARS - Satélite de Pesquisa da Atmosfera Superior - começa a desintegrar-se a cerca de 80 quilómetros de altitude. A NASA dá conta de que pelo menos 26 partes do satélite vão resistir às forças da atmosfera. "O comportamento atmosférico introduz ainda mais incerteza na trajectória dos detritos que não serão destruídos", alertou.

NASA SATÉLITE QUEDA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)