Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
5

NASA pede-lhe ajuda para dar nome a descobertas

Agência espacial quer nomes para descobertas em Plutão.
J.F.S. 25 de Março de 2015 às 12:53
A nave New Horizons está a poucos meses de chegar a Plutão
A nave New Horizons está a poucos meses de chegar a Plutão FOTO: D.R.

Sonhou em ser astronauta? Pois saiba que agora, até 7 de abril, tem a oportunidade de ajudar a agência espacial norte-americana (NASA) a dar nome a descobertas geológicas espaciais.

A sonda New Horizons, da NASA, vai atingir o seu ponto mais próximo do planeta Plutão no dia 14 de julho (depois de 4800 milhões de quilómetros percorridos em nove anos) e os astrónomos não vão ter tempo para dar nome a todas as descobertas geológicas. É para cumprir esta última tarefa que qualquer pessoa vai poder ajudar. 

O instituto SETI está a pedir nomes ao público para submetê-los à aprovação da União Astronómica Internacional (UAI), a organização que dá os nomes oficiais aos planetas e luas do sistema solar.

O único requisito é que o tema dos nomes seja "exploração". Podem ser exploradores, veículos de exploração, autores, locais, ou viajantes. Mas fique atento porque as votações terminam a 7 de abril e depois disso a equipa do New Horizons vai escolher os nomes que mais gostar para serem registados.

Esta já não é a primeira vez que os astrónomos pedem a ajuda do público para dar nome a descobertas espaciais. No ano passado, a UAI aceitou sugestões de nomes para as crateras de Mercúrio.

Ver comentários
C-Studio